Código da Vivência

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Fluindo...

"Fluir com as emoções é estar vivo, e assim libertarmos a energia interior que nos ajuda a adaptar-nos a todo o tipo de situações."
Rosetta Forner

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Sentir a evolução... todos os dias.


«Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder.» (*)

Estas primeiras semanas de 2010 têm sido frias, chuvosas e ventosas. Inevitavelmente, o clima exerce sobre nós, comuns mortais, uma influência no nosso ânimo. É diferente acordar, abrir a janela e deixar entrar os raios de sol, ou, nem sequer ter vontade de abrir a janela porque se conseguem ouvir os pingos da chuva e a força do vento lá fora.

As minhas expectativas em relação ao meu estado de espírito são as mesmas em relação ao clima, ou seja, espero e tenho a convicção que vai melhorar. E esta expectativa vai sendo o bálsamo no dia-a-dia, no sentido de fazer agora o que está ao meu alcance para, assim que o tempo melhorar, eu possa estar em condições de o desfrutar.

E este sentimento até que não é mau. É bem melhor do que aquele que me faz sentir que, independentemente do tempo que possa fazer, o meu estado de espírito não se irá alterar.

O ano de 2009 confrontou-me com vivências que me abalaram muitas convicções. Tive que reconstruir todo um edifício que, julgava eu, tinha alicerces capazes de durar toda uma vida. Puro engano.

O bom, é que agora sinto que o edifício reconstruído é bem mais consistente e harmonioso com os meus anseios. Foi como que o despertar de um grande sono de conformismo que me impediu de sentir a vida na sua plenitude e, por conseguinte, de sentir o prazer da evolução em mim.

Quem me foi lendo nesta casa, desde que a reabri em Janeiro, foi acompanhando este processo evolutivo.

«Aquele que obtém uma vitória sobre outros homens é forte, mas aquele que obtém uma vitória sobre si próprio é todo-poderoso.» (*)

Hoje, apesar do edifício dos princípios e dos valores ser o mesmo, sinto-me como se morasse numa casa nova. Mais iluminada pela confiança de melhor compreender os meus sentimentos e os dos outros. E, neste particular, tenho a convicção que 2009 me proporcionou uma das maiores conquistas pessoais da minha vida. Uma espécie de descoberta da fórmula espiritual para compreender sentimentos que nunca senti e cujas manifestações só as consigo apreender através dos outros. Não é fácil explicar isto, talvez por ainda ser algo novo em mim, mas transmite-me uma sensação de maior domínio sobre os meus sentimentos e os meus anseios. A aceitação natural da diferença, decorrente duma melhor compreensão da natureza humana, torna-me mais tolerante com os outros mas, sobretudo, comigo próprio.

Sinto que a paz interior que hoje sinto me custou muito a alcançar. E, talvez por isso, me preocupe tanto em preservá-la, permanecendo num incessante exercício reflexivo-espiritual que não me deixe perdê-la. É que, com esta tranquilidade que é sentida e não apenas aparente (continuo a admirar-me com a dimensão e o poder desta descoberta em mim), consigo integrar de forma espontânea as incidências da vida, sejam elas alegres ou tristes.

«Quem conhece os outros é um sábio. Quem conhece a si mesmo é um iluminado.» (*)

Não sei quanto tempo é que a vida ainda me reserva mas, enquanto por cá andar, quero continuar a sentir esta evolução em mim. Todos os dias.

(*) Citações de Lao-Tsé, Filósofo Chinês.

Estou no Blog.com.pt