Código da Vivência

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Muitas vozes...

Numa altura em que por diversas razões, nada abonatórias diga-se, a Justiça anda na boca do povo, seria bom que os seus agentes tivéssem o bom-senso de enfiarem a sede de protagonismo no bolso e não contribuissem ainda mais para o descrédito das instâncias jurídicas junto da comunidade. Depois do que vi no Prós e Contras esta Segunda-Feira na RTP, avizinham-se tempos muito difíceis no seio da Magistratura. Neste contexto, seria pedir demais ao senhor juíz conselheiro Fisher Sá Nogueira para estar caladinho em vez de se pôr a mandar bitaites destes publicamente?

2 Comments:

At quarta-feira, fevereiro 14, 2007, Blogger Terra e Sal disse...

Vim dizer-lhe que gostei do debate Caro Nuno.

Estamos habituados a ver maioritariamente os Julgadores, os Magistrados, com um ar solene, sisudos, com um distanciamento sem fim das pessoas, afastados da sociedade, que até parecem não fazer parte dela, alguns mesmo até parecem que trazem o “rei na barriga” e podem lá trazer tudo, menos isso.

Eu cá para mim antes queria ser Padre que Juiz...
Até porque, se fosse padre, as penitências que lavrava sei que seriam sempre, meia dúzia de “aves marias” para a frente ou para trás, e o “criminoso” por muito “filho da mãe” que fosse, sairia sempre absolvido.

O programa de segunda-feira, mostrou-nos que afinal, todos somos iguais, quando tiramos a máscara...
Há sempre quem não esteja satisfeito com o sistema.
Mas aquela pequena amostra demonstrou-nos que muita coisa anda mal na Justiça, o que, diga-se não foi novidade.

Gostei particularmente do senhor desembargador Fisher. Não sei das suas capacidades, mas é um castiço, fez-me rir e bem...
Estava a ouvir a sua sentença dos 480 € por subscritor, e estava a imaginar os peticionários do “habeas corpus” de mãos na cabeça, e o “esfomeado” do nosso primeiro-ministro a esfregar as mãos, por ver entrar mais esta verba, no O.E.

Agora falando mais sério, o desembargador deixou-me a sensação de que há muitos juízes que procedem cingindo-se apenas e só à letra da lei, não vendo nela o que há de bom senso...
Assim imagino quantas injustiças se cometem dentro da Justiça, por muitos lerem a lei com os olhos, quando penso deveria ser com o coração.

Mas que no meio daquilo tudo, que gostei do Fisher gostei, é que não sei porquê, fez-me lembrar personagem das aventuras do Tim-Tim do meu tempo de criança.
Um abraço

 
At quarta-feira, fevereiro 14, 2007, Blogger Mariana disse...

Mais um tema que não domino :$

Resta-me deixar um beijinho =)

*

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt