Código da Vivência

segunda-feira, 28 de agosto de 2006

De regresso...

Voltei a Aveiro na última Sexta-Feira, já noite dentro, mas, ainda a tempo de ir comer um preguito ao Alexandre. No Sábado organizei-me e fui ver o Beira-Mar. Vim do estádio triste, pelo resultado e pela fraca assistência (3110 espectadores) que o jogo teve. Tive aquela sensação estranha de parecer que continuamos na IIª Liga e sem “Jardeis”. Mas ontem vi num jornal desportivo que o Vitória (de Guimarães), que agora actua no escalão secundário, teve mais de treze mil espectadores no seu estádio. Fiquei confuso…
Voltando ao meu fim-de-semana, no Domingo cumpri um dos meus deveres familiares anuais e lá fui eu almoçar e jantar a Sarrazola, onde por estes dias se celebrou o São Bartolomeu. E pronto, foi um daqueles Domingos em que se chega ao fim do dia e pergunto-me o porquê de estar cansado?!...
E agora, finalmente arranjo uma oportunidade para agradecer as mensagens que me deixaram no post sobre as 10.000 visitas. É sempre agradável voltar a casa e constatar que os amigos cuidaram muito bem do CV na minha ausência.
Aos poucos estou a inteirar-me dos escritos blogosféricos da última semana, naquelas casas que visito e recomendo. O Repórter da Ria não tira férias e anda sempre em cima do acontecimento. O Pedro Neves mostra o seu desagrado pelo Rossio actual no Aveiro Sempre. O Carlos Teixeira interroga-se sobre a nau «auri-negra» no Botanabateira, agora que a viagem começou. O HCastanhas foi para o Brasil? O Cogir continua a convidar à reflexão sobre temas de grande importância. o Miguel Araújo, debaixo dos Arcos manifesta o seu luto e dá um exemplo de solidariedade para com a nossa colega de blogosfera Susana Barbosa, do Arestália. O Dolo Eventual nem no Verão dá descanso à qualidade que sempre habituou. O José Alberto Mostardinha anda "chateado" comigo por eu não comentar o Estados Gerais. Aceito a crítica que deve ser comum à maioria dos "bloggers" que me visitam, mas acredite e acreditem que apesar de não ser comentador habitual, sou visitante assíduo e até reparei na alusão que fez ao Marcello Caetano no Expressão Cultural. Gosto, particularmente, do sentido crítico que o Júlio Almeida imprime ao Já Agora. O Maréchal Ney está de férias e deixou-nos uma imagem sugestiva... Espectaculares parecem ter sido as férias do Carlos Martins na Grécia a avaliar pelos relatos e pelas fotos no Neo-Liberalismo. O Nós e os Outros continua muito reflexivo... cada post é revelador da sensibilidade da sua autora Pé de Salsa. O João Oliveira mantém o Notas de Aveiro em férias mas promete um novo estilo no regresso. A Mikas está de luto no seu Cantinho. O Nuno Vieira anda a combater o colestrol e dá-nos conta disso no "O teu olhar". A Susana voltou ao Panorama Incerto com uma nova imagem. O "enfant terrible" meteu férias em Julho quando o Jardel veio para Aveiro e... ainda não voltou ao Praça do Peixe. O Princípio da Pubalgia oferece uma solução original para o "Caso Mateus" com a qual estou de acordo! O 4 linhas agora joga-se mais fora delas... O Quotidiano da Miséria continua igual a si mesmo com mensagens fortes e muito interventivo no que toca a política internacional. O Ricardo Pires está a caminho de Londres numa nova etapa da sua vida. O Terra & Sal continua a "enigmar" a blogosfera aveirense. O Salmarítimo dá albergue a todas as crenças e religiões. A partir de uma imagem se faz um post rico em comentários e reflexões, ultimamente mais viradas para o teatro político local. O Jorge Ferreira mantém o seu Só Aveiro mas continua sem publicar comentários. Pelo menos, é a sensação que tenho pois sempre que comentei, nunca chegaram a aparecer. A Helena deixou de actualizar o Solistencia mas continuo a acompanhar as actualizações do Recicl´Arte e do Verdesperto. Fez bem a Helena em denunciar os problemas organizativos da FARAV este ano. Soube que as suas críticas chegaram ao conhecimento dos responsáveis e mereceram análise e resposta. Um bom exemplo de cidadania. O João Branco no seu The Sarcastic way oferece excelentes prémios a quem descobrir as diferenças entre Francis Obikwelu e o cantor Seal. O João Figueira caíu no erro de confessar no Veneza Portuguesa que nos traíu, a nós aveirenses! Não é que teve o descaramento de anunciar que foi passar férias a Santo Varão, uma aldeia que fica no concelho de Montemor-O-Velho! Precisamente aqueles que nos roubaram a Pista de Remo?! Ai ai João! E não te vi no Beira! Quado voltares temos que ter uma conversa.
Vou continuar por aí a navegar e a visitar mais alguns amigos.

14 Comments:

At segunda-feira, agosto 28, 2006, Blogger Mikas disse...

Obrigada pela visita e pelas palavras.

[*]

 
At segunda-feira, agosto 28, 2006, Blogger Migas (miguel araújo) disse...

Bem Vindo meu caro.
Já agora espero que com muita força.
E espero também que não te tenhas assustado com a minhas fotos da praia.
O ilustre Terra&Sal ía tendo um enfarte.
Um abraço

 
At terça-feira, agosto 29, 2006, Blogger Pedro Santos Cardoso disse...

Então boas vindas!

 
At terça-feira, agosto 29, 2006, Blogger João Branco disse...

Ofereço um bom prémio a quem passar pelo meu blog para descubrir as diferenças entre o Obikwelu e o Seal!

É bom ver-te de volta!

 
At terça-feira, agosto 29, 2006, Blogger João Figueira disse...

Caro Nuno. Não achas que chamarr-me de traidor éum bocadito puxado? Infiel, por estar a trair a nossa pista de remo com a Montemor-O-Velho, ainda aceito. Traidor, nunca.
Quanto ao beira, não fui porque um familiar meu foi hospitalizado em Coimbra e aproveitei que fiz anos no sábado e comemorei com a minha familia. À noite já cá estava, mas como o jogo já tinha acabado achei que já não valia a pena ir.
No próximo jogo em casa (que raio de ideia porem o jogo com o leiria à segunda à noite. Maldita Sporttv.) lá estarei na bancada norte a gritar pelo beira (Isto se entretanto o Jardel não marcar golos, se marcar lá teremos mais um jogo em directo da televisão dos que podem).
Quanto à conversa, estou disponivel para falar de tudo (excepto do caso mateus, que eu não gosto de telenovelas, exceptuando os morangos com açucar. Porque será?)
Porta-te e até um dia destes.

 
At quarta-feira, agosto 30, 2006, Blogger Terra e Sal disse...

Viva Nuno Martins:

Boas entradas.
Para o ano temos de ver muito bem como vai ser isso das férias.
A coisa está complicada para férias.
A concorrência aumenta dia a dia com a globalização, e ninguém liga nenhuma à Blogosfera Aveirense.

Já sabe que o Jardel teve a sua primeira feijoada de marisco na C. Nova?
Sabe que o striptease que se fazia nos bares de alterne, ali na Gafanha, agora se podem ver no Estádio?
É verdade, faz-se...
Agora não me pergunte por quem.
Mas seja quem for você a andar por aí não vê pitada.

Sabia que o Migas agora com o calor se apresenta quase nu nos Arcos, numa provocação a tudo e a todos?

Saiba que o “Salmaritimo” está a divulgar a cultura Aveirense, em substituição dos órgãos de soberania de Aveiro que andam entretidos lá com aquelas festas do Estádio.
Mas anda aflito que ninguém o ajuda, farta-se de lastimar e ainda agora começou.
É que não aparece nenhum mecenas...

Depois o Carlos Martins do “Neo” vai ao "Aveiro sempre" e por eu falar em ética e moral, princípios e valores, começa logo a tratar-me como se eu fosse um Cristão Novo...

Enfim, vai-se ver aflito para apanhar os sumários todos.

A sardinha na Vagueira tem saído linda e gorda, cheia de gordura, é que elas assim são mesmo boas.

Até me lembrei de ir ali para o Estádio vendê-las...
Enquanto viam os strips, iam-nas comendo, e lambendo os dedos...

Um abraço pelo bom regresso.

 
At quarta-feira, agosto 30, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

Ora viva, caro Miguel!

Confesso que não sou muito "impressionavel"... acho que perdi essa qualidade algures na passagem da infância para a adolescência. Naquela fase da vida em que as coisas começam a fazer sentido, mesmo aquelas que hoje continuo a achar que não fazem sentido.
Mas as suas fotografias não assustam. São muito bem-dispostas e refrescam o blog, bem como a imagem que os visitantes alimentam do administrador. ;)

Um abraço.

 
At quarta-feira, agosto 30, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

Ok João! Fico-me então pelo "infiel"! Mas não me faças editar o post. eheh

Estive a pensar e até acho que fizeste bem ir passar férias pelas bandas de Montemor. Apalpaste o terreno por lá e deves ter percebido que é mais ágil e as influências infiltram-se melhor por lá. Não achaste?

Quanto ao caso "Mateus", não acredites naquilo. O problema em si não existe... A solução é simples: Um gajo recua à infância e percebe que aquilo não faz sentido. O menino faz birra à professora mas esta não lhe liga e ainda lhe responde: "não seja queixinhas!". E o menino mete o rabinho entre as pernas. Depois, está claro, vêm os outros que assistiram a tudo dar razão ao menino, mas a professora não quer saber.

Complicado é o mundo dos adultos e das suas leis. Mais fácil é viver no mundo das crianças, sem lei, mas com muitos códigos! Outros códigos!

Um abraço.

 
At quarta-feira, agosto 30, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

Ora viva Terra & Sal!

Preciso que me explique essa "estória" das minhas férias... É que tenho procurado ler nas entrelinhas aquilo que o meu Caro não escreveu. Será que me está a querer alertar para algo que ainda está para vir? Alguma alteração "surpresa" ao Código do Trabalho? Veja lá... olhe que eu alego os meus direitos adquiridos e qualquer um percebe aí ninguém mexe... simplesmente, porque não!

Quanto à concorrência blogosférica, não se assuste. Esta mercearia continuará aberta por única e exclusiva auto-recriação do seu administrador. Convivo bem com os "hiperes". Sim, porque nem donos somos dos nossos blogues. Um dia o «blogspot» lembra-se de nos boicotar o acesso aos nossos escritos e ninguém sabe a quem pedir contas. Já pensou nisso?

Eu tenho algum receio que o Jardel descubra as paelhas da Marisqueira da Costa. Aí... não tenho dúvidas! Lá se vai a dieta! Mas ele gordo ou magro terá que marcar golos para ganhar as mariscadas. Acho que ele já percebeu essa relação "causa-efeito".

Eu não entendo as críticas do PS ao stripease no Estádio. Com franqueza! É uma hipocrisia. Ora, nós temos um país de "tanga" e já tivémos um Primeiro Ministro que fez questão de a mostrar.
A CMA anda nua, ou será despida?... É que se diz que não tem dinheiro nem para se vestir! Aquele estádio também não tem muitas pontas por onde se lhe pegue. E nem com aqueles tons coloridos consegue seduzir. Por isso, só pagando e muito bem a alguém para tomar conta do mesmo. Está lá uma senhora, a EMA, julgo que todos a conhecem pelo nome, que não tinha abrigo senão existisse o estádio! E isso seria mais um problema para a Câmara resolver. Assim, a senhora já tem abrigo e em contra-partida, toma conta do estádio e da sua educação. Mais também não se pode exigir à senhora. Ela, coitada, faz o que pode! Se o dinheiro para comprar roupa não existe, então, que se faça dinheiro com a nudez. É daquelas coisas. Também não concordo. Mas entendo...

Quanto à discussão no Aveiro Sempre, penso que o Pedro Neves esteve muito bem ao abordar o problema da prostituição no Rossio. Tal como as zonas industriais, a prostituição tem que ser deslocalizada para fora dos centros urbanos que é para ninguém a ver. Ora, o momento para apreciar este problema não poderia ser mais adequeado. Não tenho dúvidas que a senhora que toma conta do Estádio poderia arranjar por lá umas salinhas com todas as condições para a prática desta actividade económica. Sim, porque todos têm direito ao trabaho.

Fico feliz por si e triste pelas sardinhas. Inglória a vida de quem só por ser "lindo" e "gordo" tem a morte prematura como destino certo. As feias e magras acabam devolvidas ao mar. Eu não gosto de sardinha. Aceito um carapau.

Parabéns pela veia cultural do Salmarítimo.

Um abraço.

 
At quinta-feira, agosto 31, 2006, Blogger Arauto da Ria disse...

Nuno: Não tenho dúvidas que és um felizardo, tens ideias lindas, tens carisma e és um puto de quem gosto muito, pelo que escreves, pela postura e pela maturidade.
Fazes-me lembrar os putos com quem convivi,quando tinha a tua idade.
Eram profundos e defendiam valores que hoje já estão a cair em desuso.
Não te desvies e não te deixes apanhar pelos tubarões desta sociedade egoista e despida de valores.
Apesar do bom berço que tens,não descures a tua atenção e sobretudo continua humilde e profundo.
Deves ter muito orgulho nos teus pais e tenho a certeza que eles também o têm por ti.
Quem não gostava de ter um filho como tu !?

 
At quinta-feira, agosto 31, 2006, Blogger VerDesperto disse...

A solistência está desactualiazada porque o solistencia surgiu devido a um passado quase longíquo. Além disso o reciclarte, a verdesperto, a reciclarte loja, o catalogo verdesperto já me dão muitooooo trabalho. lol
É bom ler-te sempre e pensar: que paciência escrever um post deste género!

 
At quinta-feira, agosto 31, 2006, Blogger VerDesperto disse...

Esqueci-me de comentar o comentário à denuncia da FARAV. Está prometido uma carta de sugestões à Aveiro Expo que será também publicada no meu blog pessoal, só que tenho 2 casamentos (salvo seja) para este sábado e tem-me roubado muito o tempo...

 
At quinta-feira, agosto 31, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

Caro Arauto;

Agradeço as simpáticas palavras que me dirigiu, algumas delas exageradas, permita-me que lhe diga.

Não me sinto "profundo" nem, muito menos, maduro. Tenho em vista um caminho, um percurso, mas não um destino. Por isso, admito que mude de direcção varias vezes ao longo da vida, sem que isso implique desvios ao caminho que me proponho seguir.

Não escondo o orgulho que tenho nos meus pais e, também, nos meus avós. Hoje projecto os ideais e os valores que me transmitiram. Parte da minha estabilidade emocional reside na solidez das minhas referências, onde também incluo alguns amigos.

Continue por cá.
Esta casa também é sua.

Um abraço.

 
At sexta-feira, setembro 01, 2006, Blogger Susana Barbosa disse...

Seja nuito benvindo pelo seu regresso, Nuno! E obrigada pela referência.

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt