Código da Vivência

segunda-feira, 16 de janeiro de 2006

Pequeno dossier sobre o conceito de Blog

Blog é uma abreviatura das palavras inglesas web (rede) e log (diário de bordo onde os navegadores registavam os eventos das viagens, principalmente ligados ao clima), ou seja, weblog, onde web representa a World Wide Web e log os registos escritos (ou noutros formatos mais modernos). O termo tem vindo a ser aportuguesado para “blogue”.
Um blog pode ser criado em cinco minutos, gratuitamente, por qualquer pessoa que tenha acesso à Internet, saiba ler, escrever e manipular um rato, um teclado e um browser. Uma vez criado, em segundos pode fazer a sua primeira entrada ou post e publicá-la para que todo o Mundo possa ler.
Conta com algumas ferramentas para classificar informações técnicas a seu respeito, todas elas são disponibilizadas na Internet por servidores exclusivos e/ou utilizadores comuns. As ferramentas abrangem: registo de informações relativas a um site ou domínio da Internet quanto ao número de acessos, páginas visitadas, tempo gasto, de qual site ou página o visitante veio, para onde vai do site ou página actual e mais outras informações.
Tem outra característica que o distingue das “antigas” páginas pessoais em geral: a interactividade, sob a forma de comentários dos leitores, que podem emitir opiniões sobre cada entrada do autor ou autores, ficando tais opiniões agregadas à entrada a que respeitam. A maioria dos blogs tem interactividade – que é aliás um dos atractivos, do ponto de vista do leitor.
O serviço mais conhecido a nível mundial é o Blogger. Os sistemas de criação e edição de blogs são muito atractivos pelas facilidades que oferecem, pois dispensam o conhecimento de HTML, o que atrai as pessoas a criá-los, em vez das suas páginas ou sites pessoais.
Sucintamente, um blog pode ser considerado um diário em formato electrónico que qualquer um pode criar na Internet. Tal como qualquer outro diário,não é obrigatória a actualização nem de posts (entradas, publicação) diariamente.
Palavras-chave sobre o Blog:
Blogosfera: Entende-se por blogosfera uma comunidade e conteúdos que constituem os Blogs. O conjunto de quem faz, de quem disponibiliza e de quem lê blogs é a blogosfera.
Postar: adaptado do inglês: to post ou a palavra mais usada pelos blogueiros se refere à publicação de conteúdo num blog, fotoblog ou numa página Web. O conteúdo a ser postado pode ser não apenas texto, mas imagens, vídeos etc. Dizemos hoje que vamos "postar" uma foto no fotolog, por exemplo. Os “postings” normalmente vêm acompanhados da data e do nome do responsável/autor. Devido à facilidade de publicação, postings ocorrem a qualquer segundo. Poucos foram os meios de comunicação que poderaram no facto de que a periodicidade da publicação não depende mais da capacidade de impressão das gráficas. Alguns jornais tentam adaptar-se e lançam os seus próprios blogs.
Comments: comments são os comentários feitos pelos leitores de um blog. É uma das medidas de sucesso de um blog e de um tema publicado. Os comments irão mudar a face do jornalismo e da publicação de informações on-line. A informação passa a ser viva e uma página de um jornal ou revista on-line vai parecer cada vez mais um "fórum de discussão" . Estes comentários provocam espanto tanto aos jornalistas como aos leitores nas versões on-line de jornais e revistas on-line mais corajosos. Muitos comentários podem trazer novas versões dos factos apresentados, inclusive contraditórias às informações publicadas.
Permalink: Vem da junção das palavras permanent e link, ou "link permanente". Como os blogs publicam conteúdos com regularidade, alguns serviços utilizam "permalinks" para cada "posting". Isso ajuda a encontrar um posting ou determinada informação publicada e que já não se encontra na página principal. Com os permalinks, os blogueiros poderão linkar directamente um posting de outro blog.
Trackback: É uma função disponível em alguns blogs que permite que se comente a informação publicada num "blog A" directamente num "blog B" e esta informação seja automaticamente reconhecida e citada no "blog A" com um link para o blog B. Jornais e revistas podem utilizar os permalinks para automaticamente "puxar" os comentários dos leitores nos próprios blogs sobre uma matéria, directamente para a página da publicação.
Texto de Mariana Pires no blog "ciber iscia"

3 Comments:

At segunda-feira, janeiro 16, 2006, Blogger Su(sana) disse...

Upa, upa, que bem informado, que tu estás! :P

*

 
At segunda-feira, janeiro 16, 2006, Blogger VerDesperto disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At segunda-feira, janeiro 16, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

Já perguntaste...

O meu lápis azul é implacável, mas desta vez, passa. lol

Quanto à pergunta, concretamente, respondo-te com um simples "eu é que sei".

 

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