Código da Vivência

segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

Opinião pessoal sobre o "O nosso modo de ser"

Na "nota prévia" que consta no livro esclareço como surgiu e evoluiu a ideia de realizar o "O nosso modo de ser". Por isso, aquela que devia ser a primeira parte deste post remeto para o próprio livro, mais concretamente, para a referida "nota prévia".
Quem ainda não tomou contacto com o livro, poderá ser levado a pensar que a minha colaboração na obra retrata a minha perspectiva sobre os UAN nestes cinco anos. Contudo, não foi esse o meu objectivo. Pretendi, acima de tudo, elaborar um "relato" isento em jeito de síntese dos momentos mais significativos vividos pelos UAN na sua/nossa ainda curta existência. Não teço grandes juízos de valor nem entro em pormenores mais íntimos da vida do grupo. Enalteço as características mais visíveis dos UAN através das fotografias pois, como disse e bem Tó-Zé Bartolomeu no lançamento do livro: "uma imagem vale mais que mil palavras".
Procurei, acima de tudo, textos curtos, simples e de linguagem acessível a todos. Cortei-me nos comentários. Trata-se de um livro dirigido essencialmente à comunidade aveirense pouco conhecedora dos meandros do movimento ultra. Por isso, entendo que não interessaria entrar em labirintos inacessíveis e, possivelmente, desinteressantes para o comum dos leitores. Tenho a consciência que o "O nosso modo de ser" será, para a maioria das pessoas que o adquirir, o primeiro contacto com a realidade de um grupo denominado ultra. Daí que, como se torna óbvio, convém que esta abordagem seja o mais "light" possível.
Para os membros dos UAN, este livro revela-se um arquivo de factos e memórias que estarão, certamente, bem presentes mas cujas recordações encontram no livro um fio condutor. Para aqueles que estão mais identificados com a causa ultra mas não conhecem os UAN ao pormenor, poderão aperceber-se neste livro de algumas das características que fazem dos UAN um grupo que marca pela diferença. O público em geral, não identificado com as "claques" encontra a possibilidade de contactar com uma realidade que desconhece e que, provavelmente, o vai surpreender.
Em termos pessoais, um dia gostava de voltar a participar noutro livro. Uma obra que retratasse o percurso fantástico do Beira-Mar. Um Clube que apresentou "lucros" durante seis anos consecuivos e em 2005/06 subiu ao escalão mais elevado do futebol português para, a partir daí, tornar-se num caso de estudo pela forma como se afirmou na sua região, no seu país e na Europa. Um Clube moderno mas com respeito pelas suas origens. Um Clube democrático. Um Clube que entra em todos os jogos para ganhar. Um Clube que se honra de cumprir os seus compromissos. Um Clube conhecido por ter dirigentes inovadores e de palavra. Um Clube que é um exemplo na formação. Um Clube eclético com muitas modalidades. Um Clube que enche o seu estádio e o seu pavilhão. Um Clube bandeira social, desportiva, recreativa e cultural de uma região. Um Clube que não se pretende apenas grande, mas sim enorme!

6 Comments:

At terça-feira, janeiro 03, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Parabéns plo blog! Para já confesso ñ m surpreendeu, mas tal provavelmente dever-se-á ao facto de já ter conhecimento da sua existência. Desejo.te boa sorte! Espero k este obtenha tanto ou + sucesso k o BN!

Ana Vinagre

 
At terça-feira, janeiro 03, 2006, Blogger Miguel Bartolomeu disse...

Desejo-te as maiores felicidades para mais este blog!Grande Abraço

 
At terça-feira, janeiro 03, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Vou ter de ser eu a escrever um livro ultra sobre os ultras auri-negros! ehehee

 
At sábado, janeiro 07, 2006, Blogger Pedro Neves disse...

Eu reconhecidamente não gosto da palavra «Ultras», mas tenho grande respeito pelos UAN porque sei que são diferente da grande maioria das claques portuguesas. Este livro prova isso. Contra sa claques, em geral, podem ler mais no DesportoAveiro ou em http://aveirosempre.blogspot.com

 
At segunda-feira, janeiro 09, 2006, Blogger VerDesperto disse...

A palavra "ultra"... olhe, compre umas zines antigas que eu falo lá sobre oq ue é ser genuinamente ultra... que isto de ser ultra, não tem nada a ver com Super Dragões nem Macacos...

 
At sexta-feira, janeiro 13, 2006, Anonymous Anónimo disse...

mais do mesmo ? NÂO||

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt