Código da Vivência

domingo, 30 de agosto de 2009

Tendência para complicar...

Isto de estar mais de 3 semanas fora de Aveiro já não acontecia há muitos anos… Foi refrescante! Sinto-me com energias renovadas para enfrentar uma nova dinâmica que se impõe. Para já, os últimos dias em Aveiro têm servido para me actualizar sobre vários assuntos, rever alguns amigos e pôr alguma “ordem na casa”. Confesso que, dada a conjuntura que se me depara, já sinto saudades do calor da Andaluzia e do Algarve, bem como, das respectivas envolvências harmoniosas.
A primeira missão neste pós-férias está a ser a desmontagem de uma embrulhada de todo o tamanho provocada por uma sucessão de mal-entendidos e equívocos de pessoas que têm como característica falar por “meias-palavras”, criando com isso situações embaraçosas umas às outras.
O ideal seria que se evitassem as trapalhadas… No entanto, quando elas acontecem, seria importante que quem está metido nelas assumisse uma postura construtiva que facilitasse a sua desmontagem. Arrepiar caminho, portanto. O problema é que os mal-entendidos são geradores de desconfianças e depois, está claro, torna-se mais difícil promover o diálogo entre os agentes da trapalhada, pois estes abdicaram de conceder a presunção de boa-fé aos seus interlocutores. Daí a apontar o dedo acusatório, é um passo. E pronto, num ápice, está o caldo entornado!
Tudo seria escusado se prevalecesse o diálogo claro, frontal, sincero e objectivo. Onde não há certezas, que se convoquem todas as cautelas.
Com uma grande dose de sensatez, muita paciência e alguma habilidade, acredito que muitos dos problemas aparentemente “inultrapassáveis” se resolvem.
Dizem que a vida é complicada, mas eu acho é que são as pessoas que a complicam.

1 Comments:

At domingo, agosto 30, 2009, Blogger Sweet About Me disse...

rever alguns amigos... ok. LOL

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt