Código da Vivência

quarta-feira, 5 de abril de 2006

Remar sem remo...

No post "Aveiro rema em seco", Jorge Afonso deixou recentemente o seguinte comentário que aqui transcrevo na íntegra:

«As últimas “bocas” sobre a Pista de Remo do Rio Novo do Príncipe são isso mesmo… São o fruto de especulações, várias, da parte do sr. Presidente da Federação Portuguesa de Remo e de alguns jornalistas, como mais à frente, facilmente, se demonstrará.
Os jornalistas fazem o seu papel, aproveitando as ditas “bocas” para criar notícia. Fazem-no mal porque, não procuram ouvir as diversas partes envolvidas tais como: o clube residente da Pista, a Colectividade Popular de Cacia e o clube dos Galitos de Aveiro como clube da região de largos e significativos pergaminhos na modalidade.
Estes dois clubes, em especial o de Cacia, estão bem inseridos no processo da referida Pista e, como tal, deviam ser ouvidos pelos jornais regionais. Não sendo, as notícias acabam, muitas vezes, inquinadas.Para mais, a notícia do jornal “Expresso” baseia-se em afirmações do actual presidente da F. P. de Remo, sr. Rascão Marques, homem de Coimbra, que dando asas de águia ferida à sua já comprovada incompetência e bairrismo serôdio, deu ao jornal “Expresso” alguns palpites grosseiramente interesseiros, de uma conversa protocolar tida com o Secretário de Estado, Laurentino Dias, em que este lhe terá dito que, não tinha, neste orçamento, verba disponível para que o Estado cumprisse a sua parte do protocolo assinado com o então presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Alberto Souto.
É lógico que, tendo o protocolo a vigência de cerca de dois anos, o Governo teria de esperar que, a Câmara de Aveiro conseguisse os 50% de financiamento que lhe compete. Assim sendo, depois de conseguido o montante camarário, o Estado terá de cumprir a sua parte, o que, provavelmente acontecerá no próximo orçamento porque, os compromissos, escritos, são para se cumprir e mal irá um país que tem largos e abundantes milhões de euros para investir no Futebol e, não os tem, ou os nega, a uma modalidade desportiva que, não possui um estádio digno desse nome.É normal que assim seja. Normal não é, nem ético e muito menos demonstrador de competência que, o sr. Rascão Marques use pormenores da conversa com o Secretário de Estado, para especular e tentar pôr em causa a Pista do Rio Novo do Príncipe. É uma atitude indigna de um presidente de uma federação que devia estar interessado, isso sim, em mais uma Pista até porque, a Pista de Montemor, conseguida por favores de corredor do então governo socialista de António Guterres, nunca será uma boa Pista de Remo: não tem clube residente, é demasiado batida pelos ventos, tendo um plano de água turbulento e de águas estagnadas, não possui as infra-estruturas necessárias e é deslocada geograficamente. Quem sabe de Remo percebe que a Pista de Montemor é boa para a Canoagem mas, de péssima qualidade para o Remo. A demonstrá-lo está o facto de, a selecção Olímpica da Holanda, ter escolhido Cacia para os seus estágios e não a Pista do sr. Rascão Marques!
A Pista do Rio Novo do Príncipe tem várias valências, que esperam há dezenas de anos, desportivas, industrias, agrícolas e ambientais, sendo por isso desejada e sustentável.
Sem ventos e contra marés, o projecto da Pista de Remo de Cacia, foi devidamente encarado nos dois mandatos camarários de Alberto Souto e, continua a sê-lo pelo actual executivo camarário presidido por Élio Maia. Pelo Remo e pelas tradições que tem na região de Aveiro, bem hajam!
Finalmente, este executivo camarário, com as verbas já conseguidas, tem condições para começar com as obras da Pista e, desse modo evitar que elementos perturbadores ponham em causa uma aspiração com dezenas de anos, de Cacia e da região de Aveiro!»
Jorge Afonso

13 Comments:

At quarta-feira, abril 05, 2006, Blogger Al Berto disse...

"E, neste ponto, o Rio Novo do Príncipe não só apresenta melhores condições naturais como pertence a uma zona geográfica que possui um clube (Galitos) de forte tradição na disciplina do remo."...

de artigo colocado no Estados Gerais.

 
At quarta-feira, abril 05, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Este J.A Mostardinha (é nome ou alcunha?) não deve ter mesmo nada para fazer, a julgar pelas vezes que aparece na net...

 
At quinta-feira, abril 06, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

Anónimo, que coisa feia essa de censurar os outros (nem sei bem porquê) sem sequer identificar-se. Tenha tino.

 
At quinta-feira, abril 06, 2006, Blogger Al Berto disse...

Viva Nuno:

Deixe lá, "os cães ladram e a caravana passa".

Um abraço,

 
At quinta-feira, abril 06, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At quinta-feira, abril 06, 2006, Blogger Terra e Sal disse...

Reconheçamos que somos de uma raça extraordinária:)
Única no mundo.

Até a Pista de Remo, que numa semana vai arrancar, para na outra já não ir,e ao fazer que anda e não anda, enerva o "pessoal" e logo é pretexto para se mandar umas "remadas" ou "bordoadas" no "lombo" de cada um... :)

E tudo porque um ministro esbanjador deu cabo dos "carcanhois",

outros "adormecem" ou andam adormecidos na forma, esquecendo que nestas coisas, é preciso sempre argumentar "sabiamente" e ter "pé ligeiro"

Se houver "engenharia mental" de gente capaz cá do burgo, a Pista faz-se, acredito.

Entretanto tenham calma e não se zanguem que os culpados não somos nós.
Ou teríamos sido...?

Cumprimentos

 
At quinta-feira, abril 06, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

Senti-me no dever de apagar o comentário anónimo que se seguiu ao último efectuado pelo José Alberto Mostardinha. Não posso admitir que alguém venha anonimamente insultar um visitante do meu blogue que sempre pautou as suas intervenções pela boa educação e respeito pelas opiniões diversas. A blogosfera é um meio de troca de vivências e não de meros insultos gratuitos atrás da capa do anonimato. Não existindo sanção mais pesada a não ser a exclusão desse tipo de comentários, acredito que quem os profere não fica em paz com a sua consciência.

Aproveito a oportunidade para agradecer aos visitantes deste Código que assinando ou não as suas intervenções, primam pela cordialidade e praticam uma vivência salutar por estas bandas.

Cumprimentos.

P.S.- Agradeço ao anónimo que me chamou a atenção para o erro ortográfico. Está rectificado.

 
At quinta-feira, abril 06, 2006, Blogger João Figueira disse...

Vai ser um bocado dificil, mas penso que não impossível. Vi hoje num semanário de Aveiro que a Câmara de Aveiro atingiu o limite da capacidade de endividamento. Ou seja, a câmara não poderá pedir mais empréstimos à banca. Esta noticia, foi divulgada na segunda-feira pelo diário Correio da Manhã, que teve acesso a um documento oficial da Direcção-Geral da Administração Local. Segundo a mesma noticia, só poderão fazer empréstimos para a construção de habitação social e para acesso a fundos comunitários. Só o futuro dirá se a câmara terá a arte e engenho de continuar com os seus projectos após esta má noticia. Por aqui me fico. Saudações para todos.

 
At sexta-feira, abril 07, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Resposta do Presidente da Col. Pop. de Cacia ao Presidente da Fed. Port. de Remo.
Assunto: Pista de Remo do Rio Novo do Príncipe

Como se previa, nada do que escreveu na sua carta à Direcção desta Colectividade,
desmente aquilo de que o acusamos.
Atrapalhadamente se embrulha em afirmações que não vêm ao caso das afirmações
que, maliciosamente, fez ao jornal "Expresso".
As suas intenções conhecemo-las bem… salvaguardar a "suas quintas" nem que
para isso seja necessário prejudicar o projecto de Pista mais antigo do país.
Ninguém afirmou que a Pista de Cacia não se fará por causa da Federação… o que foi
dito é que, o Sr. faz tudo para o "enterrar", quando a sua obrigação é defendê-lo.
O Poder autárquico de Aveiro foi e continua a ser exemplar em defesa e execução do
projecto de Cacia, ao contrário daquilo que, abusivamente, afirma na sua carta.
Finalmente, quero dizer-lhe que, não estamos desiludidos com o sinuoso caminho
que este projecto tem tido porque sabemos que vai ser uma realidade, muito menos
com as suas atitudes como Presidente da Federação Portuguesa de Remo deste país,
uma vez que sabíamos, de antemão, qual ia ser a sua gestão dessa instituição.
Como exemplo lhe damos o seguinte: lembra-se que no dia das eleições para a
Federação, na Assembleia Geral realizada na cidade da Figueira da Foz, ter aparecido
um único voto entre todos os clubes presentes, que não deu confiança à sua lista as-
sim como à outra lista em presença? Lembra-se que apareceu um voto nulo? Fique
sabendo que esse voto era da Colectividade Popular de Cacia, precisamente porque
nunca depositámos confiança na sua pessoa. As provas e factos estão à vista!
Seja competente naquilo que faz como Presidente de uma Federação desportiva que
bem precisa e não tenha uma visão de Remo de ribeira, como é a sua.

P'la Direcção

Jorge Afonso

 
At sábado, abril 08, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

Mais frontal não podia ser. Está o caldo entornado com a Federação. Ai ai ai... Adivinham-se dias difíceis. Vamos lá ver quem move mais montanhas.

 
At domingo, abril 09, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Parabéns!
É o que se chama ser inteligente: tá-se mesmo a ver agora o apoio da federação de remo à pretensão de uma pista em Aveiro...
Quem se devia demitir era o presidente da colectividade de Cacia (para ver se deixa de ser estorvo à pista)

 
At domingo, abril 09, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Caro sr anónimo:
... melhor que não o fosse (anónimo):
O projecto da Pista de Remo é da responsabilidade da Câmara Municipal de Aveiro e, não da Federação P. de Remo.
O único apoio que a Federação pode dar - deu-o noutros tempos - é em palavras, tal como devia continuar a ser... mau grado as atitudes do sr. presidente Rascão Marques.
O apoio da Federação só poderá ser formal.
Vá perguntando que, dessa forma, vai aprendendo algo sobre Remo.

jorge afonso

 
At domingo, abril 09, 2006, Blogger RM disse...

Força Nuno!
Infelizmente não comungo o optimismo da construção de uma PISTA OLÍMPICA de remo em Cacia.
Mas que na nossa terra é muito difícil fazer a caravana andar é.
Cumprimentos de um remador que não passou dos tanques do CDUP.
Raul Martins

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt