Código da Vivência

sexta-feira, 31 de março de 2006

Regionalização em debate

Depois de vários blogues terem tomado parte neste assunto, fiquei com a sensação que a discussão se processa a diferentes níveis. Há para aí uma grande confusão de conceitos e poderes que envenena qualquer debate sério sobre este tema. Depois, parece-me que existe um pacto com as posições político-partidárias assumidas aquando do referendo, ou seja, quem é do centro-direita/direita diz "Não" e quem é do centro esquerda/esquerda diz "Sim".
À margem (ou talvez não...) da discussão sobre o modelo das "cinco regiões", gostei de ler a análise de princípios proposta pelo Pedro Santos Cardoso no Dolo Eventual.
Quem tenha visão diferente e sustentada que se pronuncie.

2 Comments:

At sexta-feira, março 31, 2006, Blogger Pedro Santos Cardoso disse...

Obrigado pela referência, Nuno.

 
At sexta-feira, março 31, 2006, Blogger Migas (miguel araújo) disse...

Caro Nuno
pela minha parte e por tudo o que já escrevi no debaixo dos arcos, não se trata de uma questão política e de ser de direita ou não (recordo que o próprio psd tem algumas afinidades com o projecto, embora há unas anos atrás as propostas serem diferentes).
trata-se, do meu ponto de vista, de defender outro tipo de regionalizção e de regiões, que valorizem a associação de municipios e distritos e que, acima de tudo, não faça "desaparecer" politica, economica e estrategicamente Aveiro do mapa de Portugal.
Já agora, era bom que o "dolo eventual" conseguisse explicar como é que social, cultural e economicamente junta um Minhoto de Viana do Castelo a um Transmontano de Bragança.
O país regionalizado, não pode deixar de ser um país real.
Abraços

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt