Código da Vivência

quinta-feira, 30 de março de 2006

Couves & Alforrecas

Margarida Rebelo Pinto e a Oficina do Livro requerem contra João Pedro George e a Objecto Cardíaco uma providência cautelar com a finalidade de impedir a distribuição e venda da obra Couves & Alforrecas: Os Segredos da Escrita de Margarida Rebelo Pinto. A justificação prende-se com a ameaça de violação dos direitos de autor e de imagem da escritora. Um caso mediático e interessante sobre direitos de personalidade que, certamente, obrigará alguns juristas a ler as ditas obras. A não perder os próximos capítulos...

8 Comments:

At quinta-feira, março 30, 2006, Anonymous Anónimo disse...

é uma triste personalidade que vai ganhando a vida...enfim...também escrevi sobre isso.

 
At quinta-feira, março 30, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

Caro "encoberto";

Depois de ler o post no seu blog, percebi que o seu comentário se referia à MRP e não ao JPG.

Independentemente do mérito da crítica de JPG, não me admira nada que a justiça dê razão a MRP.

 
At quinta-feira, março 30, 2006, Blogger filipe guerra disse...

seria um péssimo precedente uma limitação desta forma de critica literaria.
Num país onde muita gente escreve mas poucos têm hábitos de leitura, a situação agrava-se quando o que se lê tem um valor tão reduzido. Basta ver que tipo de livros são promovidos e publicitados nas grandes superficies comerciais. Seria grave uma limitação á critica, que em Portugal também não é comum existir sem constrangimentos de várias ordens.
abraço

 
At quinta-feira, março 30, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

A crítica aceita-se e recomenda-se. O problema não será o conteúdo (penso que seja crítica literária, ou seja, não contenha insultos nem juízos de teor pessoal), será, porventura, um problema de forma relacionado com a utilização do nome da escritora (penso que seja marca registada) com fins comerciais e que lhe possa causar sérios prejuízos. Por isso é que em cima referi que, em termos jurídicos, talvez MRP leve a melhor.

Uma situação para acompanhar com atenção.

Um abraço.

 
At sexta-feira, março 31, 2006, Blogger João Branco disse...

Nuno, sem ser a propósito do teu post, só te quero dizer que realmente dizer o que a malta sente no seu blog é sinal não de sinceridade, mas de muita critica destrutiva por parte daqueles que não gostam de nós!
Vai lá ver e observa deleitosamente os meus inimigos, ou pseudo inimigos!
Abraços!

 
At sexta-feira, março 31, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

À margem do tema do post...

thesarcasticway;

Já estive a espreitar o teu blog.
Sinceramente, acho que estás a viver tudo com muita intensidade. Eu compreendo-te. Faz parte de um momento sempre marcante das nossas vidas quando se entra na Universidade. Contudo, o tempo vai mostrar-te que muitas dessas amizades são meramente circunstanciais. Só algumas - poucas - ficarão para toda a vida. Aprenderás a relativizar.

A vida é demasiado curta para se desperdiçar nesses "fait-divers". Empenha-te nas aulas e no curso. Essas disputas por cargos estudantis só servem para perder tempo e distrair a tua atenção do que é realmente importante.

Espero que te reencontres no teu percurso de vida nesta fase tão especial da vida. Desfruta do melhor que Coimbra tem para te oferecer. Terás batalhas futuras mais dignas para combater.

Um abraço.

 
At sexta-feira, março 31, 2006, Blogger VerDesperto disse...

Eu gostava de ter tempo para fazer uma observação ao Filipe, mas infelismente agora venho sempre a correr à net. Mas logo falarei sobre oq ue penso sobre este caso.

 
At sexta-feira, março 31, 2006, Blogger João Branco disse...

Obrigado, pelo apoio!
Mas ainda existem pessoas, que pronto, mudam de opinião antagónicamente em cerca de menos de 8 horas!

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt