Código da Vivência

sábado, 25 de março de 2006

Aveiro rema em seco

A obra de construção da Pista de Remo e Canoagem do Rio Novo do Príncipe não terá comparticipação governamental. Segundo a edição do jornal Expresso de hoje, o Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, recusou financiar o projecto em 5 milhões de euros, alegando indisponibilidades orçamementais e o facto de recentemente ter sido financiada em 6,6 milhões de euros uma pista idêntica em Montemor-o-Velho, onde irá funcionar o centro de alta competição de remo e canoagem e o centro de estágio olímpico. Assim sendo, a Pista de Remo e Canoagem do Rio Novo do Príncipe não será prioritária em futuros programas de infra-estruturas desportivas, pelo que, o futuro do projecto pode estar seriamente comprometido.

13 Comments:

At domingo, março 26, 2006, Blogger Terra e Sal disse...

Histórias de jornalistas...

Eles estão é a armar confusão no nosso seio, e confusões é uma coisa que esta Câmara detesta.

Como sabe, foi noticiado a semana passada, por pessoas bem responsaveis da Câmara, que juraram a pés juntos, ás gentes de Cacia, e a todos nós Aveirenses, que a obra ía arrancar rápido e em força.

Garantiram que para Junho, próximo ano, já tinhamos Pista de Remo.
Se a obra se atrasasse, tinhamo-la de certeza no mês de Dezembro.

E agora vem um alguém qualquer, que até nem é de cá, dizer o contrário?

Isso é que era bom...
Desculpe, mas eu não acredito.

Isso são "bocas" de jornalistas. Que sabem eles dos contactos havidos para pôr em dúvida o que disse a nossa Câmara?

 
At segunda-feira, março 27, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Caro Nuno, Aveiro, região, não tem uma voz, repito, UMA voz, que se faça ouvir em Lisboa(sei que muitos não subscrevem, mas tenho que o dizer: Excepção a Gilberto Madail, para o bem e para o mal). Acresce ainda que não sabemos o que queremos, dividimo-nos:A25, Ribeiradio, Marina, Regionalização.... e enquanto nos entretemos até Montemor-o-Velho nos finta. A conclusão da A25 é o exemplo das nossas indefnições, temos que fazer um referendo para definir o traçado de 6 Km...Enquanto não se resolve, o estado investe em Coimbra,...
Por tudo isto... Aveiro, referencia dos principais indicadores de desenvolvimento, quando se trata de investimento do orçamento geral do estado é normalmente preterida. E nada custa a quem assim decide, calamo-nos e pronto.
Parabens por este espaço. Normalmente não comento assuntos fora blogosfera de ambito desportivo e do nosso BEIRAMAR, mas este assunto irritou-me: O estado tem que honrar compromissos.
Um abraço.
A Roque

 
At segunda-feira, março 27, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Por acaso, não podemos concordar com essa do Madaíl pois há FACTOS que o desmentem: a concentração de serviços em Coimbra ocorreu precisamente quando o Valente de Oliveira era ministro... e o Madaíl Governador Civil.
Quanto ao resto, tem razão. Aveiro tem de saber o que quer. Só assim se poderá afirmar.

 
At segunda-feira, março 27, 2006, Blogger João Branco disse...

Será que há pista de remo, Nuno?

 
At terça-feira, março 28, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

Caro Terra & Sal,

A sua ironia em relação ao actual executivo municipal é corrosiva. Não "perdoa" uma! :)


Caro Eng. A. Roque,

Fico contente por ter quebrado o hábito de não comentar assuntos "extra Beira-Mar" na blogosfera. É uma honra para o Código contar com a sua visita e ficarei a aguardar com expectativa futuras intervenções.


thesarcasticway, Pista de Remo há... mas em Montemor-o-Velho.


Um abraço.

 
At terça-feira, março 28, 2006, Blogger João Figueira disse...

O presidente da câmara municipal de Aveiro, dr. Élio Maia, vem a dizer na edição de hoje do Diário de Aveiro, que a obra avançará mesmo sem apoios do Estado. Eu só tenho a dizer que, embora seja uma obra de elevados custos, concordo absolutamente com o sr. presidente da câmara. É uma obra que faz falta em Aveiro e vai potenciar enormemente a zona de Cacia. Por aqui me fico. Saudações para todos.

 
At terça-feira, março 28, 2006, Blogger Terra e Sal disse...

Fico feliz por ouvir confirmadas pela boca do senhor João Figueira (ainda não li o D.A.) a promessa do Senhor Presidente da Câmara.

Corroboro as palavras do mesmo senhor quando diz que, aquela obra vai potenciar Cacia e Aveiro, direi mais, vai potenciar o próprio país.

Tal como eu disse anteriormente, os jornalistas muitas vezes mandam "bocas" sem saberem a verdadeira intenção dos edis...

Pelos vistos,em Dezembro, mês Sagrado do Ano Cristão de 2007, vamos ter com a Graça de Deus, uma Pista Olímpica em Cacia.
Eu sabia!

Já agora uma inconfidência, que me perdoe quem de direito, e fica assente que fica só entre nós.

É que eu ouvi dizer que os Socialistas antes de virem embora e para os cofres não ficarem lisinhos, meteram lá duas moedas:
Uma macho,outra fêmea.

Consta-se, eu não vi, mas vendo pelo mesmo preço, é que dizem à boca cheia que as moedas se estão a reproduzir como ratos...

Será que as ninhadas de euros são assim tão grandes que garantam reprodução suficiente até ao fim do ano que vem?
Pelos vistos parece-me que sim.

Ou então, e afinal, as dívidas não são o que nos querem fazer crer.
Cumprimentos.

 
At terça-feira, março 28, 2006, Blogger Pé de Salsa disse...

Caro Nuno,

Ai Pista de Remo!
Ai "comentários jornalísticos"!
Ai Aveiro!

Não costumo fazer comentários pseudo-políticos mas sobre este e após as últimas notícias, não posso ficar indiferente.

Claro que a Pista de Remo é muito necessária e desejada há vários anos;
Claro que o anterior presidente da Câmara, o seu executivo e o anterior presidente da Junta de Freguesia de Cacia, o Eng. Jaime Vinagre, já muito trabalharam para que tal desejo pudesse vir a ser concretizado;
Claro que agora é imprescindível que não deixem "morrer" o trabalho já feito e lhe dêm continuidade necessária, trabalho que compete a toda a Câmara Municipal;
Claro que Aveiro não pode continuar a ver "os combóios a passar" como tem acontecido nos últimos meses;
Vamos conseguir essa obra sim!
O Terra & Sal fala de coisas sérias de um modo que nos faz sorrir, mas não deixa de falar sobre a realidade que infelizmente estamos a viver.
Gostei desta "discussão" que a meu ver deve continuar a ser discutida para não cair no esquecimento. Aveiro e os Aveirenses merecem todo o nosso empenho.
Mais uma vez, agradeço ao Nuno por trazer esta questão ao seu Código.
Cumprimentos
Pé de Salsa

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Com a ninhada de ratos (euos) se pagarão as dívidas e a pista de remo. Esperemos várias ninhadas se são mesmo macho e femea. a Femea que se cuide porque a divida é mesmo grande e não sei se aguenta!!!
Também cumprimentos.

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Com a ninhada de ratos (euos) se pagarão as dívidas e a pista de remo. Esperemos várias ninhadas se são mesmo macho e femea. a Femea que se cuide porque a divida é mesmo grande e não sei se aguenta!!!
Também cumprimentos.

 
At terça-feira, abril 04, 2006, Anonymous Anónimo disse...

REMAR SEM REMO

As últimas “bocas” sobre a Pista de Remo do Rio Novo do Príncipe são isso mesmo…
São o fruto de especulações, várias, da parte do sr. Presidente da Federação Portuguesa de Remo e de alguns jornalistas, como mais à frente, facilmente, se demonstrará.
Os jornalistas fazem o seu papel, aproveitando as ditas “bocas” para criar notícia. Fazem-no mal porque, não procuram ouvir as diversas partes envolvidas tais como: o clube residente da Pista, a Colectividade Popular de Cacia e o clube dos Galitos de Aveiro como clube da região de largos e significativos pergaminhos na modalidade.
Estes dois clubes, em especial o de Cacia, estão bem inseridos no processo da referida Pista e, como tal, deviam ser ouvidos pelos jornais regionais. Não sendo, as notícias acabam, muitas vezes, inquinadas.
Para mais, a notícia do jornal “Expresso” baseia-se em afirmações do actual presidente da F. P. de Remo, sr. Rascão Marques, homem de Coimbra, que dando asas de águia ferida à sua já comprovada incompetência e bairrismo serôdio, deu ao jornal “Expresso” alguns palpites grosseiramente interesseiros, de uma conversa protocolar tida com o Secretário de Estado, Laurentino Dias, em que este lhe terá dito que, não tinha, neste orçamento, verba disponível para que o Estado cumprisse a sua parte do protocolo assinado com o então presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Alberto Souto.
É lógico que, tendo o protocolo a vigência de cerca de dois anos, o Governo teria de esperar que, a Câmara de Aveiro conseguisse os 50% de financiamento que lhe compete. Assim sendo, depois de conseguido o montante camarário, o Estado terá de cumprir a sua parte, o que, provavelmente acontecerá no próximo orçamento porque, os compromissos, escritos, são para se cumprir e mal irá um país que tem largos e abundantes milhões de euros para investir no Futebol e, não os tem, ou os nega, a uma modalidade desportiva que, não possui um estádio digno desse nome.
É normal que assim seja. Normal não é, nem ético e muito menos demonstrador de competência que, o sr. Rascão Marques use pormenores da conversa com o Secretário de Estado, para especular e tentar pôr em causa a Pista do Rio Novo do Príncipe. É uma atitude indigna de um presidente de uma federação que devia estar interessado, isso sim, em mais uma Pista até porque, a Pista de Montemor, conseguida por favores de corredor do então governo socialista de António Guterres, nunca será uma boa Pista de Remo: não tem clube residente, é demasiado batida pelos ventos, tendo um plano de água turbulento e de águas estagnadas, não possui as infra-estruturas necessárias e é deslocada geograficamente. Quem sabe de Remo percebe que a Pista de Montemor é boa para a Canoagem mas, de péssima qualidade para o Remo. A demonstrá-lo está o facto de, a selecção Olímpica da Holanda, ter escolhido Cacia para os seus estágios e não a Pista do sr. Rascão Marques!
A Pista do Rio Novo do Príncipe tem várias valências, que esperam há dezenas de anos, desportivas, industrias, agrícolas e ambientais, sendo por isso desejada e sustentável.
Sem ventos e contra marés, o projecto da Pista de Remo de Cacia, foi devidamente encarado nos dois mandatos camarários de Alberto Souto e, continua a sê-lo pelo actual executivo camarário presidido por Élio Maia. Pelo Remo e pelas tradições que tem na região de Aveiro, bem hajam!
Finalmente, este executivo camarário, com as verbas já conseguidas, tem condições para começar com as obras da Pista e, desse modo evitar que elementos perturbadores ponham em causa uma aspiração com dezenas de anos, de Cacia e da região de Aveiro!

Jorge Afonso

 
At quarta-feira, abril 05, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Pista de Remo - Algumas dicas

De tudo o que li, o Jorge Afonso é o único que sabe o que está a dizer, mas não disse tudo. Para quem percebe alguma coisa de remo, sabe que o Rio Novo tem mais qualidade desportiva como está do que o tanque de água que foi feito em Montemor. Enterraram lá 6 milhões e ninguém foi acusado de coisa nenhuma. Tem dimensões erradas e ninguém fala.Para ter água corrente é preciso ter motores a trabalhar. Se forem lá no verão experimentem contar o nº de peixes mortos. Ninguem fala. Dizia-se em Montemor que no ano em que o tanque foi inaugurado, o presidente da Câmara da altura tinha ganho as eleições por ter prometido aterrar o tanque se fosse eleito. Já gastei tempo de mais com o aborto.
Quanto à pista do Rio Novo:
- Câmara de Aveiro, Empresários de Rrestauração, Hoteleiros, Comerciantes, Clubes de Remo e Canoagem, não desistam. Lutem o mais que puderem pela sua realização, pois só quem está metido no Remo sabe o que isso pode significar para AVEIRO durante a época de Inverno, principalmente.

Assisti a todos os campeonatos nacionais em Cacia e ainda tenho esperança em ver mais alguns.

Façam justiça ao Desporto.

Não são precisos favores políticos, quando a finalidade é a QUALIDADE DESPORTIVA.

Cumprimentos

 
At quarta-feira, abril 05, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Pista de Remo - Algumas dicas

De tudo o que li, o Jorge Afonso é o único que sabe o que está a dizer, mas não disse tudo. Para quem percebe alguma coisa de remo, sabe que o Rio Novo tem mais qualidade desportiva como está do que o tanque de água que foi feito em Montemor. Enterraram lá 6 milhões e ninguém foi acusado de coisa nenhuma. Tem dimensões erradas e ninguém fala.Para ter água corrente é preciso ter motores a trabalhar. Se forem lá no verão experimentem contar o nº de peixes mortos. Ninguem fala. Dizia-se em Montemor que no ano em que o tanque foi inaugurado, o presidente da Câmara da altura tinha ganho as eleições por ter prometido aterrar o tanque se fosse eleito. Já gastei tempo de mais com o aborto.
Quanto à pista do Rio Novo:
- Câmara de Aveiro, Empresários de Rrestauração, Hoteleiros, Comerciantes, Clubes de Remo e Canoagem, não desistam. Lutem o mais que puderem pela sua realização, pois só quem está metido no Remo sabe o que isso pode significar para AVEIRO durante a época de Inverno, principalmente.

Assisti a todos os campeonatos nacionais em Cacia e ainda tenho esperança em ver mais alguns.

Façam justiça ao Desporto.

Não são precisos favores políticos, quando a finalidade é a QUALIDADE DESPORTIVA.

Cumprimentos

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt