Código da Vivência

terça-feira, 21 de março de 2006

As contas da CMA

Alberto Souto reage...
«Estou farto de ver o meu nome arrastado pela lama por gente sem qualidades. Se permanecer calado, ainda vou passar à história como o homem que arruinou a Câmara de Aveiro, quando aconteceu precisamente o contrário. Com pouco dinheiro fiz milagres, deixei obra e as contas equilibradas» afirma o ex-presidente que cumpriu dois mandatos, de 1998 a 2005.
«É pura demagogia confundir a dívida de curto prazo com a de longo prazo, como faz a câmara actual. Quando deixei a câmara, a dívida de curto prazo era de 30 milhões de euros. E, se havia compromissos assumidos para o futuro, também é certo que as receitas previstas para os próximos anos são mais do que suficientes para os pagar».
In OLN

25 Comments:

At terça-feira, março 21, 2006, Blogger Terra e Sal disse...

Meu caro Nuno:
Alberto Souto tem razão!
E digo isto porque sei que foi e é, um homem impoluto.
Não lhe devo nem nunca lhe pedi um pequeno favor que fosse, mas respeito-o e admiro as suas capacidades.
Respeito e admiração essa, que terei por outro qualquer, seja de que partido for, que se esforce e dê o melhor de si para me dar mais qualidade de vida a mim, aos meus, e aos meus concidadãos que são de algum modo “família” também.

O Dr. Alberto Souto, entrou como independente para a Câmara e filiou-se no PS, quando o partido perdeu as legislativas e com hipóteses muito remotas de vir a ser novamente poder, demonstrando com isso uma nobreza invulgar.
Nunca se serviu do Partido para nada, nem deu benesses fosse a quem fosse por ser Socialista.
Quantos Socialistas meteu ele em Empresas Municipais?

Para ele, as pessoas valiam e valem pelas suas capacidades, e quem as tem ele reconhece-as e defende-as com unhas e dentes, mas não vai em “amiguismos”
Sendo um homem correcto, justo e inteligente, um líder nato, sabe muito bem distinguir o trigo do joio.
Conhece de ginjeira, aqueles que andam no mundo da política, a viver à custa de erário público, ou seja, do suor de todos nós, que nos estafamos de trabalhar de manhã à noite, para que os nossos impostos, sejam desbaratados a manter parasitas que não valem um tostão furado.

Os seus Vereadores, excepção feita ao Eduardo Feio (militante Socialista desde a Juventude) nenhum era filiado no PS quando foram convidados para fazer parte da sua equipa. Foi “buscá-los” (e muito se esforçou para isso) pelas suas capacidades profissionais e técnicas reconhecidas na praça pública e muitíssimo bem pagas em Empresas saudáveis e de reputação nacional.

Fez em esforço e teve um desgaste pessoal gigantesco durante os dois mandatos, mas deixou uma Obra que de há 100 anos a esta parte nunca ninguém conseguiu.
Conseguiu governar o “Barco” com muita ginástica mas também muita capacidade mas conseguiu Obra, que outros agora, parecem querer “apagar” e não vêm que isso é impossível.

E tudo o que foi feito e os actuais autarcas não o dizem, para confundir, foi com a devida aprovação dos Órgãos autárquicos competentes, inclusive, Assembleia Municipal.
É bom que ele regresse, e também a I.G.F. para tudo ficar tudo em pratos limpos a ver se esta nova Câmara, começa efectivamente a fazer alguma coisa já que, esta “hibernação” é insuportável, e não se pode aguentar por mais tempo.
Vou gostar de ver esta maioria com lamúrias e insinuações na presença dele.
Terra & Sal

 
At terça-feira, março 21, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Nuno,
Não sabia qiue entre os ataxados do Souto havia cómicos. Este terra e sal é um espetáculo.
JGF

 
At terça-feira, março 21, 2006, Blogger Carlos Martins disse...

Ja começo a ficar farto de ouvir a história da Obra. A CMA tinha credibilidade na banca, qd deixou de ter continuou com crédito, é obvio que fez Obra. Obra que nao foi paga. Obra mal planeada. Obra superfula. A idade do betão chegou a Aveiro, pena que a idade do desenvolvimento tenha ficado esquecida. Despesismo socialista já chega o de Guterres e Souto. E ainda ter a coragem de vir falar de dividas de curto prazo, isso sim, é Obra! Ninguem nega a Obra que o Dr. Alberto Souto de Miranda deixou, ATE PORQUE AINDA TEMOS QUE A PAGAR!

 
At terça-feira, março 21, 2006, Blogger Terra e Sal disse...

Meu caro anónimo:
O seu comentário é pobre como pobre devem ser as suas ideias para defender seja o que for.
O mundo é efectivamente um circo, e num circo há sempre um palhaço pobre que nunca entende nada, só conhece a lamuria...

 
At terça-feira, março 21, 2006, Blogger Terra e Sal disse...

Fico espantado com os seus comentários Caro Carlos Martins.
Penso que é licenciado em economia e portanto não são "admissíveis" o tipo de observações que faz, se é que, as faz seriamente.
Aveiro com a Câmara Socialista não só se desenvolveu como evoluiu o que são coisas bem distintas, como saberá certamente.
Diga qual a empresa ou Instituição no mundo, mesmo bancária que seja, que consiga sobreviver sem recorrer ao crédito.
Queria que os créditos concedidos fossem pagos pelas pesssoas do passado era?
Devia servir-se dos seus conhecimentos académicos para aplicar aqui as suas teorias, já que, a que fez, com todo o respeito, não tem ponta por onde se lhe pegue...
Cumprimentos.
Terra & Sal

 
At terça-feira, março 21, 2006, Blogger VerDesperto disse...

Pessoalmente, cada vez gosto cada vez mais de ler o Terra e Sal. Quanto ao tema e aos comentários, não estou muito dentro do assunto, e se pudesse falar, só poderia falar na questão do ambiente e no envolvimento da legislatura relativamente à Agenda 21 que foi bastante positiva nas escolas. Há algo que tenho reparado aqui e infelismente nas restantes cidades, em que as pessoas por serem de determinado partido não conseguem ser imparciais e admirar uma pessoa politica só porque não pertencem ao mesmo lobby. Em portugal vota-se em partidos e não em homens. Eu prefiro os homens aos partidos. E Alberto Souto é um bom homem.

 
At terça-feira, março 21, 2006, Blogger João Branco disse...

Terra e Sal tem toda a razão!
O Sr. Carlos Martins anda a ter uns acessos de loucura no seu blog e outros fora desse mesmo blog!
Indiferentemente do Sr. Souto ter deixado a câmara de Aveiro com 180 milhões de euros de divida a curto e longo prazo, o Sr. Alberto Souto foi o melhor presidente de Câmara que Aveiro alguma vez teve!
A Obra está a vista de cada um, só não vê quem não quer e parece que o Sr. Carlos Martins~não quer simplesmente ver isso!
Aveiro evoluiu mais nestes ultimos 7 anos do que jamais tinha evoluido! Está uma cidade moderna, agradável e respira obra!
Agora eu, sim, me posso queixar que o Sr. Manuel Castro e Azevedo e seu compadrio de Laranjinhas, deixaram desculpem-me a expressão a Câmara de Águeda na "m..."!
Porque as dividas ascendem a 60 milhões de Euros! E a Obra? Nenhuma ou quase escassa!
Cada vez está uma cidade mais feia, mais rebelde e menos agradável para passar um sábado ou um domingo á tarde!
Apenas se diz o que se diz do Sr. Souto porque este caiu fácil e maldosamente na boca do povo por outros motivos que até em Águeda se comenta!
Obrigado pelo spot Nuno!

 
At terça-feira, março 21, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Helena Tadeu, obrigada pelo esclarecimento. EU pensava que Alberto Souto era uma mulher. lol lol. Thank´s também ao Terra & Sal. Fez-me saber que a esmagadora maioria dos aveirenses que não votou em Alberto Souto são acéfalos, para não lhes chamar BURROS.
Que AS regresse ao lugar de vereador para o qual foi eleito. Aliás, um HOMEM como diz Helena Thadeu ou um iluminado como pretende Terra & Sal era isso que deveria ter feito. Mas ainda vai a tempo de remediar mais uma das falhas graves que teve. Duvido é que o faça.

 
At terça-feira, março 21, 2006, Blogger Terra e Sal disse...

Os comentários de, Helena Thadeu,Thesarcasticway e cagaréu de gema, mereceram a minha atenção.
Gostava de ser singelo, mas temo que vá ocupar muito espaço.

Assim à Helena Thadeu agradeço as palavras que não mereço. Quero dizer-lhe que me meto nas coisas desinteressado de conseguir atingir qualquer objectivo pessoal, ou outro tipo de mordomias, nunca quis, não preciso, e quero ser livre…
Mas quando me meto seja no que for, e sempre assim fui, meto-me de coração e alma, e defendo a razão, que julgo ter, como se de um caso pessoal se tratasse.
Admito contudo que me contrariem e me façam ver com dados concretos que estou errado, e estando, aceito isso naturalmente.
Disse que gosta de “apostar” em pessoas e não em partidos!
Como dá a entender, é efectivamente verdade que os partidos políticos são de algum modo, uma capa para muita gente sem valor, gente medíocre.
Muitos “mendigam” junto dos seus “líderes” um “galhito” para se “pendurarem” e, fazem-no de uma forma tão servil, que repugna um faminto da rua.
Pode acreditar nesta verdade!
Era interessante continuar, dizer-lhe muita coisa, que lhe tiravam muitas dúvidas e confirmavam as suas certezas, mas não dá, seria ainda mais maçudo.
Mas, acredite, há muita gente a quem se faz vénias, que são uns coitados, uns pobres diabos…

O Caro Thssarcasticway, um Amigo sempre polémico aqui na Blogosfera, é um defensor acérrimo da sua terra, Águeda, terra laboriosa, que se impõem pelo seu labor, criando todos os dias riqueza para si, e para o país.
Demonstrou no seu comentário, compreender de um modo imparcial, que em Aveiro, se gastou muitos dinheiros, mas entrou maior quantidade e qualidade de vida para os habitantes presentes e futuros.
O seu raciocínio foi pertinente, e o discurso directo que fez, deve fazer pensar muito boa gente…
É que, como sabe meu Amigo, já cá tivemos também quem gastava o dinheiro no farelo, e poupava na farinha. Sei que me entende...
Águeda, vai continuar a ser o que sempre foi,uma terra maravilhosa.
Os melhores restaurantes da nossa Zona estão aí em Águeda.
Além de que, o verdadeiro leitão à Bairrada, é de Águeda, que foi a primeira terra pioneira nessa especialidade, coisa que muito boa gente não sabe.

O cagaréu de gema é o último, porque último foi o seu comentário.
Meu caro cagaréu, podemos brincar, criticar, tecer as considerações que quisermos sobre os assuntos com que não concordamos, mas com o mínimo de discernimento.
Não devemos é, por falta de argumentação, expor-nos ao ridículo.
Quando de manhã, nos olhamos ao espelho, devemos olhar-nos, para além dele, bem, mas não vou por aqui que vc não vai entender patavina, e mais confundido fica.
O seu comentário com toda a condescendência que me merece, não tem ponta por onde se lhe pegue.
É uma coisa excessivamente infantil, que só pode merecer a minha condescendência e misericórdia. A sua incapacidade de retórica é aflitiva, você reconhece certamente, e há coisas da natureza que não devemos violentar!
Que hei-de dizer-lhe para você entender?
Olhe, continue a comentar, mas faça um esforço para ver se, com a ajuda de Deus, melhora.
Com simpatia apresento a todos os meus cumprimentos.
Terra & Sal

 
At terça-feira, março 21, 2006, Blogger VerDesperto disse...

Obviamente que há pessoas nos partidos que são despensáveis (se não quse todos), mas há outros que são competentes e não devemos tirar-lhe o valor só porque pertencem a tais partidos.
Quanto ao espelho, concordo que devemos sempre olhar para além do que que quer qu seja, até de u espelho, não transformasse eu o lixo e arte, a margem em centro, a marginalidade em vida.

 
At quarta-feira, março 22, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Obra supérflua ? Não se esqueçam da rede de saneamento, do dinamismo cultural e de Aveiro digital. A avaliar pelo que fez sem dinheiro, o que não faria ele se dinheiro tivesse...Infelizmente deixámo-lo ir embora.

 
At quarta-feira, março 22, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Esta do Souto usar o pseudónimo Venezaveirense é de chorar a rir.

 
At quarta-feira, março 22, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Aveirenses,
O homem que arruinou a Câmara de Aveiro, perdão, o Santo Alberto, o milagreiro das muitas obras e das contas equilibradas da Câmara está de volta... directamente da Costa Nova...
Ao lado disto a gripe das galinhas não é nada...Aveirenses tremam...
Luis Moita

 
At quarta-feira, março 22, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

Esta sequência de comentários confirma algumas ideias que eu já tinha sobre a qualidade de argumentação dos "anti-soutistas". A sede de criticar é mais feroz que a sensatez de reconhecer algum bom trabalho. Não há razoabilidade nas críticas e atiram-se "postas para o ar" apenas e só com o intuito de denegrir uma personalidade aveirense que, independentemente das perspectivas de análise ao seu desempenho, deveria merecer respeito.
É este o estado da nossa politiquice. Escolhe-se um alvo e dispara-se, dispara-se, dispara-se.
Desculpem-me meus caros, mas essa forma de estar na vida desilude-me profundamente. Não contribui nada para o progresso da região, apenas alimenta os espíritos mais mesquinhos de seres pequenos.
Para mim, tanto o Dr. Alberto Souto como o Dr. Élio Maia merecem todo o respeito, independentemente da cor(es) política(s) pela qual(is) foram eleitos.
Da mesma forma que me chateiam as lamúrias pelo facto do Dr. Alberto Souto ter perdido as eleições, também me chateiam os apoiantes da actual coligação quando tentam pôr em causa o trabalho realizado pelo executivo anterior.

P.S.- Tenho a plena noção que este meu comentário vai fazer rir alguns visitantes deste blog. Precisamente, aqueles que têm o seu pensamento toldado por pré-conceitos político-partidários e só vêm o que querem ver.

 
At quarta-feira, março 22, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Ups, peço desculpa, mas afazeres inadiáveis impediram-me de continuar a leitura deste post. Em consequência, não pude responder ao erudito, inimitável, diria mesmo mítico Terra & Sal.
Servidor indisfarçãvel do dr. Alberto Souto, não ragateia tempo nem espaço, para o defender. Fica-lhe bem.
Em jeito de resposta ao seu comentário sobre as minhas (in)capacidades de retórica, mesmo completamente tolhido pela forma como destroçou a minha parca iletaracia, resta socorrer-me de uma frase sua, que transcrevo: «Não devemos é, por falta de argumentação, expormo-nos ao ridículo». Com a devida vénia, assino por baixo.

 
At quarta-feira, março 22, 2006, Blogger VerDesperto disse...

Com franqueza, o que acho mesmo mais aberrante é alguém chegar a um trabalho municipal e querer partir tudo do zero, não pondo sequer a hipótese que haja trabalhos válidos feitos pela outra legislatura e que merecem continuação. Não, destroi-se tudo, para ser tudo feito de novo, de uma meneira diferente, de preferência ainda mais visivel para a população ver o que se mostra e não o que se faz. Por isso nunca se avança. E o Desenvolvimento local é uma utopia porque nunca ninguém irá arregaçar as mangas por um unir de esforços em nome da região.

 
At quarta-feira, março 22, 2006, Anonymous Anónimo disse...

deixem o homem voltar e até eu vou à Assembleia Municipal para ver!

 
At quarta-feira, março 22, 2006, Blogger João Branco disse...

Caro, terra e Sal compreendo sem as suas palavras e dou-lhe o meu profundo apreço por ter elogiado o meu concelho aqui neste espaço!
No fundo e como ontem disse ao Nuno, reitero votos de felicidade ao Dr. Alberto Souto e que volte depressa para ocupar o seu lugar e que volte de cara lavada ao seu posto de Vereador para fazer o melhor por Aveiro!

 
At quinta-feira, março 23, 2006, Blogger Terra e Sal disse...

Como já teci as considerações que entendi por bem fazer, sobre o assunto em discussão, não vou contrariar nem apoiar o que posteriormente foi dito.
Se cada um disse o que sentiu, toda a gente está descansada e de conscìência tranquila, suponho.

Eu estou com a minha tranquila.
Não continuo a "batalha" e não quero continuar mais esta "guerra".
É que no fim, teríamos de fazer as pazes e conciliarmo-nos como em todas as guerras.
Foi uma "tertúlia" aspra, mas interessante e convenhamos que até podia ter acabado pior.
Cumprimentos a todos
Terra & Sal

 
At quinta-feira, março 23, 2006, Blogger VerDesperto disse...

"É que no fim, teríamos de fazer as pazes e conciliarmo-nos como em todas as guerras." Qual a guerra que há conciliação??? lol :p

 
At quarta-feira, março 29, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Caro Quintaneiro:
Penso que tem um site estimável e cumprimento-o por isso.
Sucede que o facto de não ter introduzido a moderação de comentários permite que se difamem aqui pessoas com a maior impunidade. Presumo que tal circunstância não tenha o seu aval e se deva apenas a distração.
Exorto-o, pois, a activar a moderação de comentários.
Doutro modo, poderíamos pensar ser vontade sua dar voz à calúnia... o que em nada o abonaria a si.
Ex: diz-se acima que o dr. Alberto Souto teria vindo para Aveiro motivado pela promessa de um emprego "como docente" para a mulher na UA. Tal afirmação, além de rasca, é facilmente desmentida até por uma simples busca no motor de pesquisa da UA: a Dra Mabília é funcionária (jurista) da UA, onde ingressou por concurso público. Não é nem nunca foi docente da UA... e além de uma invejável média de licenciatura, ao contrário de muitos que por aí andam, até tinha curriculum, não sendo por acaso que desempenhava funções de jurista no tribunal das Comunidades antes de vir para Aveiro...
Nuno Quintaneiro, vc sabe tão bem quanto eu que a net é uma verdadeira fossa para muitos. Não permita que o seu blogue também o seja.
Cumprimentos.

 
At quinta-feira, março 30, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

Caro "anónimo".

É quase 1h da manhã e só agora dei conta do referido comentário. Pelo facto, peço desculpa.

Contudo, após análise, decidi não apagá-lo por dois motivos:


1º Porque o caro anónimo fez questão de responder - e muito bem -, pelo que, considero a situação em causa completamente esclarecida.
2º Porque está devidamente assinado, por isso, a pessoa em causa assume a responsabilidade pelo que disse.

Enquanto os visitantes deste espaço primarem pela boa educação nas suas intervenções, não vou activar a moderação de comentários, sem prejuízo, é certo, que um dia sinta necessidade de o fazer.

A net é um espelho da sociedade. Se a sociedade é propícia ao boato e ao "diz que disse", a net é exactamente igual.

Agradeço a sua chamada de atenção em relação a esta situação e prometo ficar mais atento no futuro. Apesar de não ser moderado previamente, qualquer comentário insultuoso/calunioso será, concerteza, apagado.

Cumprimentos.

 
At quinta-feira, março 30, 2006, Blogger João Branco disse...

Acho que realmente alguém me tenta seguir as pisadas, mas infelizmente o sarcático aqui sou eu!

 
At sexta-feira, março 31, 2006, Anonymous Anónimo disse...

A maioria dos comentários anteriores revela, de facto, que as pessoas só se preocupam com o jogo dos “prós e contras”. Como diz o ditado popular, o Dr. Alberto Souto é preso por ter cão e é preso por não ter cão.

Um Presidente de Câmara além de dever ser um lider é também um gestor. O Dr. Alberto Souto, como gestor, tomou decisões e executou projectos, do que resultou a sua tão falada e criticada obra.
Como gestor, entre uma má decisão e não decidir nada, é sempre melhor a má decisão. Neste caso, mesmo que a má decisão se traduza num projecto/obra muito criticada procedeu como devia.
Se não decidisse nada, se deixasse andar as coisas, se não aparecesse “obra” seria criticado por nada fazer.

Por outro lado, é sabido que é necessário recorrer ao endividamento para executar os projectos decididos, endividamento que se paga no curto, médio ou longo prazo em função de vários factores.

Se há tantas críticas pelo endividamento então, à partida, o actual executivo não vai decidir nem fazer nada.
Aveiro vai estagnar, quando estava já a ter relevância no país como das cidades com melhor qualidade de vida para se viver, cuja projecção, por acaso, se deve em grande parte ao Dr. Alberto Souto.

F.Martins

 
At sexta-feira, março 31, 2006, Blogger João Branco disse...

A Razão está contigo! Se bem leu alguns dos comentários, esse assunto é abordado assim desse modo por alguns dos intervenientes!
Abraços!

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt