Código da Vivência

quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Clube dos Jornalistas

Estive há pouco a ver o programa "Clube dos Jornalistas" na RTP 2. O tema era “A cobertura das Presidenciais nos media portugueses”. Em estúdio estiveram quatro convidados: Maria Flor Pedroso (Antena 1), João Adelino Faria (SIC Notícias), João Morgado Fernandes (Diário de Notícias) , Felisbela Lopes (professora na Universidade do Minho) e o moderador Ribeiro Cardoso. O programa contou, ainda, com um depoimento do fotógrafo António Pedro Ferreira.
Curiosamente, a dada altura a conversa virou-se para a relação entre os media e a blogosfera. Houve ainda tempo para uma análise aos graves lapsos (ou não?!) da noite eleitoral, nomeadamente quando as televisões tiraram Jerónimo de Sousa de "antena" para transmitir a saída de Cavaco Silva de sua casa, tendo acontecido o mesmo a Manuel Alegre quando estava a fazer a sua declaração e foi silenciado pelo "comentário" do Primeiro-Ministro. Um programa interessante que deixou transparecer algumas discordâncias no próprio seio jornalístico em relação àquela que deve ser a postura dos órgãos de comunicação social, tanto na cobertura de uma campanha eleitoral como, também, a relação do jornalismo com os blogues.
O programa repete esta Quinta-Feira pelas 15 horas na RTP 2.

1 Comments:

At quinta-feira, janeiro 26, 2006, Blogger VerDesperto disse...

Vi o programa. GOstei do tema que abordaram relativamente ao próprio blog servir de noticia para algumas redacções televisivas e a própria dinâmica que tem os blogues politicos da nossa praça, como também os perigos de abuso em relação à fonte informativa que podem ser. De qualquer maneira não exploraram muito esse tema ou pelo menos não exploraram da forma que eu gostaria de ter visto ser explorado: o enviozamento de opiniões.
Quanto às gafes jornalisticas, a tvi cometeu com Jerónimo de Sousa para dar a saida de Cavaco, cortou-lhe mesmo a palavra, não retomando nem fazendo em diferido o seu descurso, oq ue eu achei gravissimo e uma falta de respeito atróz pelo candidado do partido comunista e a SIC fez o mesmo ao Manuel Alegre com uma nuance: não lhe cortou totalmente o tempo de antena, passou a emissão para ouvir Socrates, mas deixou lá a janelinha de Alegre mudo. Mais tarde deu o discurso de Alegre em diferido. Também revelou uma falta de respeito por Manuel Alegre, mas achei a de Jerónimo mais gritante, pois a saida de Cavaco era certamente menos importante do que o discurso de Sócrates.

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt