Código da Vivência

quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Alzheimer

- clicar na imagem -

6 Comments:

At quinta-feira, novembro 02, 2006, Blogger Mikas disse...

É uma triste realidade que temos de enfrentar. Custa, dói e remói mas são coisas que temos que ultrapassar.
[*]

 
At quinta-feira, novembro 02, 2006, Blogger Terra e Sal disse...

Não há doenças boas.
O Alzeimer deve ser das piores doenças que nos pode acontecer a nós, a um dos nossos familiares, a um amigo, ou a quem quer que seja.
Infelizmente já presenciei a degradação de um ente querido um definhar lenta e progressivamente até perder a sua capacidade total de entendimento.
Começa-se pela perda de memória associada a outras alterações e começa-se a perder a capacidade de se tomar conta de nós próprios.
Perde-se totalmente a qualidade de vida.
Penso que, quem viveu este "fenómeno" assistiu a uma separação entre a alma e a matéria.
É uma realidade chocante...
As estatísticas dizem-nos que depois dos 60 anos, uma em cada 10 pessoas sofre de Alzeimer, felizmente a grande maioria parte antes de ela atingir o seu fim.
A melhor prevenção é usarmos a mente, ter sempre o cérebro a funcionar, estudar, aprender coisas novas, enfrentar desafios mentais, fazer na velhice aquilo que não conseguimos fazer enquanto éramos novos... enfim, "ginasticar" o cérebro o mais que pudermos.
O álcool é um inimigo do cérebro, faz mais estragos do que ao próprio fígado.
As drogas e o tabaco são outros inimigos muito perigosos do nosso cérebro.
É uma doença muito triste e complicada para quem tem de assistir ano após ano ao desaparecimento do espírito em que no fim, só resta a matéria...
E aí se vê, como ela vale pouco ou mesmo nada...
Mas é uma vida...
E quantas vezes pensamos se vale a pena preservar, até ao fim...

Um abraço Nuno que ninguém lhe põe o olho em cima.

 
At quinta-feira, novembro 02, 2006, Blogger Migas (miguel araújo) disse...

Viva Nuno
Vou ser tão sintetizado como o teu post.
E vou, se ele mo permitir, sublinhar cada palavra expressa pelo Terra&Sal.
Isto porque sei muito bem o que é a doença e perder um tio (direito)muito querido com essa doença. Isto depois de uma vida cheia de valor e preenchida com muita coisa boa.
Um abraço

 
At sexta-feira, novembro 03, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Este video trata de 2 tematicas muito importantes,se por um lado aborda a doenças de Alzeimer por outro aborda tambem os abusos sexuais a crianças que proliferam por esse mundo fora...só nao entendo porque é que este video nunca passou nas nossas tvs eu pelo menos nunca ouvi....
Um abraço Nuno....
KD Rules....

 
At sábado, novembro 04, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

Caros amigos;

Esta é daquelas doenças difíceis de conformar. Acho que nem os crentes em Deus, à luz da sua "razão", conseguirão encontrar consolo divino para uma angústia tão grande. Na dificuldade de encontrar algo de positivo, penso que nos devemos centrar na efemeridade da vida e retirar daí uma aprendizagem. A vida e os seus condimentos têm o significado e os sabores que lhes damos. Se a nossa caixinha nos falha, toda a "obra" construída transforma-se em pó que nos foge por entre os dedos das mãos.

Apoveitando as palavras do Pedro Silva, é de enaltecer a força da mensagem que este pequeno filme transmite. Quem o pensou e executou está de parabéns.

Cumprimentos a todos e agradeço-vos por visitarem o Código. Isto tem estado muito morto porque o meu tempo para a blogosfera tem sido muito reduzido e as incidências recentes do Beira-Mar fizeram-me desviar a minha pouca atenção blogosférica para o Bancada Norte.

Melhores dias virão, assim espero.

Um abraço.

 
At terça-feira, novembro 14, 2006, Blogger Mariana disse...

é triste..

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt