Código da Vivência

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Recordar Aveiro

Aveiro nos fins do século XIX (1890): Largo de Luís Cipriano Coelho de Magalhães, antigo Presidente do Município de Aveiro e pai de José Estêvão. Neste local se realizava a praça de hortaliça e da fruta. À direita, a casa com as Alminhas do Côjo e a barbearia de António de Lemos Júnior.
Aspecto da feira da madeira, conhecida por Feira de S. José. A venda da madeira era feita na Rua da Alfândega, à esquerda, e na Rua do Cais, à direita, onde também se vêem barracas da Feira de Março.
Aspecto de Aveiro nos finais do século XIX, vendo-se o Largo do Rossio, a Feira de Março e a Capela de S. João.
Aspecto do Canal Central em dia de cheia. À direita, no Largo do Rossio, a antiga capela de S. João, edificada em 1607 e demolida em 1911.
Aspecto de Aveiro, o Canal das Pirâmides e as marinhas de sal.
Aspecto do quiosque pertencente a António de Sousa, próximo da Ponte dos Arcos, uma das duas pontes que ligava as margens do Canal Central. Ao fundo, o edifício da Câmara Municipal de Aveiro.
Mostra-nos a venda de «cambos» de cebolas, junto do cais, e um aspecto do centro da cidade com as duas pontes.
Fotografia anterior à construção do Mercado do Peixe, mostrando o Cais dos Botirões e Mercantéis. Em primeiro plano, o chafariz.

Aspecto do Mercado do Peixe e chafariz, nos princípios do século XX.

12 Comments:

At quinta-feira, fevereiro 16, 2006, Blogger João Branco disse...

Em respostas ás suas bocas só lhe tenho a dizer que os Aguedenses são fundamentais mas não são nada parecido com grupos terroristas como a ETA e o HAMAS!
Decerto que não creio que um domingo chegaremos a ai na automotora das duas e detonaremos bombas no Fórum, no Carrefour, na Feira Nova ou no Glicinias! lol
O facto de não gostar de vocês e termos uma certa rivalidade não quer dizer que sejamos fundamentalistas anti aveiro, não pelo contrário prezamos o nosso concelho e não nos entretemos a minorizar o concelho vizinho sabendo que este vive o seu quotidiano como vocês aveirenses fazem!
A malta preocupa-se com a nossa casa, vocês em vez de limparem a corja( estou a falar do vosso cenário politico-camarário) preocupam-se em dizer que os outros não valem nada e que vocês são os melhores!
Por amor de Deus!
Águeda, exceptuando-vos, traz imensa riqueza ao nossO distrito!
Somos apenas independentistas, queremos uma Águeda descentralizada! Não queremos problemas, queremos que vocês Aveirenses olhem para nós como povo, não como uma minoria de arruaceiros!
Abraços

 
At quinta-feira, fevereiro 16, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

thesarcasticway

Congratulo-o pela intervenção mais moderada e civilizada comparativamente com aquelas que proferiu noutros blogues. Assim, acho que é mais fácil abordar as questões que levanta.

Gostava de lhe perguntar quem, quando e onde, do "cenário político-camarário" (palavras suas) de Aveiro disse mal de Águeda e que Aveiro é melhor, etc.
Fiquei mesmo curioso.

 
At quinta-feira, fevereiro 16, 2006, Blogger Su(sana) disse...

Gostei imenso das fotos, ainda bem que partilhaste. Não tinha fotos históricas de Aveiro e assim já tenho.

*

 
At quinta-feira, fevereiro 16, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

É um privilégio viver em Aveiro.

Esta cidade até inundada (são as próximas fotos a postar) em época de cheias é linda.

 
At quinta-feira, fevereiro 16, 2006, Blogger Pedro Santos Cardoso disse...

Delicioso.

 
At quinta-feira, fevereiro 16, 2006, Blogger VerDesperto disse...

Gostei muito. Gosto muito de conhecer os lugares que amo, pois nunca tinha visto (oui se tinha não me recordo) fotos de Aveiro antiga. Gosto muito de passar por sitios onde sei que já foi diferente com outras histórias escondidas por contar. Só há pouco tempo o Nuno me disse que a rotunda frente ao Hotel Arcada se chamava Pontes porque antigamente eram 2 pontes. Agora vi-as e fiquei deliciada. :)
Quanto ao sarcástico eu também gostava que Aveiro e o resto do Páis fosse descentralizado de Lisboa...

 
At quinta-feira, fevereiro 16, 2006, Blogger Migas (miguel araújo) disse...

Aveiro sempre foi bela.
Ontem e hoje.
Muito boa escolha
Parabéns.
Cumprimentos

 
At sexta-feira, fevereiro 17, 2006, Blogger Terra e Sal disse...

Meu caro Nuno:
Só hj, nas minhas voltas,dei com o seu Blogue, e foi bom ter acontecido, não conhecia e é bem diferente.Gostei.
Está de parabens.
Vai ser a partir de agora uma rotina agradvel dar uma espreitadela.
Sensibilizou-me muito o "naipo" de fotografias do nosso Aveiro antigo e já aposentado.
Aveiro é e sempre foi um quadro vivo e sedutor.
Felicito-o por ter sabido realçar isso.
Cumprimentos.
Terra & Sal

 
At sábado, fevereiro 18, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

Caro Terra & Sal,

Agradeço-lhe a visita e espero que se sinta sempre à vontade neste espaço para deixar a sua opinião.

Quanto ao post, o mérito é todo das próprias imagens. Eu limitei-me a publicá-las.

Cumprimentos.

 
At sábado, fevereiro 18, 2006, Blogger João Branco disse...

Só me referia que em vez de nos criticarem deviam limpar o vosso cenário politico porque tem ai muitas pestes por eliminar

 
At domingo, fevereiro 19, 2006, Blogger BM disse...

O que é que se passou aqui mesmo?! Bocas!? Independentistas?! Águeda?! Arruaceiros!? Políticos!? Bombas!? Melhores… piores..?!
Alguém que me explique o que se passou e o porquê da confusão que se instalou, se faz favor...
Estou interessado, se não é pedir muito.
Abraços

 
At segunda-feira, fevereiro 20, 2006, Blogger Nuno Q. Martins disse...

Bruno, não se passou nada de especial.

O "thesarcasticway" fez um comentário noutro blog a "matar" sobre Aveiro e as gentes de Aveiro. Como quem não sente, não é filho de boa gente, respondi-lhe. Entretanto, a conversa continuou aqui no Código. Mas ainda não sei quem são os políticos Aveirenses que menosprezam Águeda, mas continuo curioso.

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt