Código da Vivência

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

O Futebol na televisão...


Recordo-me de ser "chavalito" e aos Domingos à noite discutir sempre com a minha mãe. Apesar de ter aulas no dia seguinte de manhã, não admitia deitar-me sem ver o resumo do Beira-Mar no Domingo Desportivo. E que interessante era o Domingo Desportivo! Um programa que dedicava igual tempo de antena a quase todos os jogos. Dava resumos da Divisão de Honra e do futebol internacional, elegia os melhores golos da jornada e ainda dava notícias de outras modalidades (basquetebol, andebol, hóquei, etc...). Com o passar dos anos, o Domingo Desportivo descaracterizou-se, perdeu qualidade, interesse e, como senão bastasse, começou a dar cada vez mais tarde, tornando-se mesmo impróprio para quem estuda ou trabalha à Segunda-Feira. A solução, era deixar o vídeo a gravar e quando vinha da escola no dia seguinte, a primeira coisa que fazia assim que chegava a casa era ver a edição do "DD". Ainda hoje guardo inúmeras cassetes VHS com a inscrição "DD - X JORNADA - X ÉPOCA".


Há alguns anos surgiu a Sportv que conseguiu retirar os jogos do campeonato espanhol e italiano à TVI e os melhores resumos do campeonato português à RTP. Mesmo assim, desde os primórdios da Sportv que na minha casa se definiu que o orçamento familiar não estava disponível para financiar o "Sr. Oliveira" e família. Logo, a Sportv nunca entrou na minha televisão. Assim sendo, antes de ter acesso aos canais por cabo, estava limitado às poucas imagens que passavam na RTP (na altura detentora dos direitos televisivos do futebol português em sinal aberto) num programa tendencialmente mais pobre e a horas impróprias.

Entretanto, se a oferta já se tinha tornado fraca, a passagem dos direitos televisivos para a TVI acabou de vez com o meu encanto futebolístico de Domingo à noite. Num formato ridículo, com comentadores igualmente ridículos, cujo destaque vai inteirinho para o "sr. Jorge Coroado" e o outro cromo (qualquer coisa "Manha"... acho!) que chegam a ser patéticos, a análise futebolística do fim-de-semana resume-se à 1ª Liga (ou Superliga, ou BetandWin ou outra coisa qualquer), e, mais concretamente, aos jogos dos "três grandes" (os do costume...). Depois de analisarem e debaterem ao detalhe o penteado e as cores das cuecas dos jogadores, treinadores, dirigentes e até árbitros envolvidos nos jogos dos "três", então lá se dignam a passar à pressa os golos dos outros jogos da jornada. Resumos da Liga de Honra? Nem um! Temos os resultados e a classificação ditos a correr e já vamos com sorte. Futebol internacional? Faz-se uma ligação à Sportv e espetam-se dois ou três apontamentos em jeito de "é-só-para-não-dizer-que-não-dão-nada". Depois... bem, depois há qualquer coisa que chama de "fórum" mas a essa altura já me fui deitar que aquilo não interessa nem ao menino Jesus.

É triste e degradante a forma como a TVI trata o futebol português e os adeptos dos outros 15 clubes que compõem a 1ª Liga. Isto para já não falar da Liga de Honra e das outras modalidades que são completamente ignoradas.


Neste Domingo, aproveitei o intervalo da TVI para fazer um zapping. Passei pelo Herman Sic e vejo o advogado da Lena e da Teresa a falar das duas lésbicas que se pretendem casar. Parei uns instantes, admirado por se estar a tratar do tema com dignidade naquele programa. Não demorou muito para aparecer um Sá Leão ali no meio a "cantar" um tema que se intitula "O pai já vai!"... Escusado será dizer que mudei imediatamente de canal.

E... só parei quando vi um relvado! Eram resumos do futebol brasileiro. Fiquei a ver. Deixei-me ficar e caguei para o resto do enfadonho "programa" da TVI...

A verdade é que me entusiasmei a ver o "3º Tempo", um programa do canal brasileiro Record, muito bem dirigido por Milton Neves (foto). Fartei-me de rir com os comentários bem dispostos e sempre a "picar" dos comentadores. No mesmo programa estavam dois jogadores (um do São Paulo e outro do Corinthians) que também comentavam tudo, trocavam "bocas" animadas com os comentadores e falavam abertamente sobre eles próprios, sobre os seus clubes e até sobre outros jogadores. Tudo num ambiente descontraído, sem vedetismos saloios. Pelo meio, o 3º Tempo proporciona uma viagem aos jogos dos vários campeonatos brasileiros. Os resumos são extremamente completos e deliciosos. Mostram o ambiente que rodeia os jogos, passando imagens do movimento nas ruas junto aos estádios, entrevistando os "torcedores", mostrando e comentando as bancadas e os desempenhos das "Torcidas". Depois o jogo em si; e, no final, sempre a perspectiva de jogadores ou treinadores em pequenos "flash interview" ainda no relvado, a caminho dos balnários.

Diverti-me mesmo a ver o programa e até achei graça à forma como o apresentador pelo meio introduz algumas referências aos patrocinadores que, possivelmente, suportam o programa. As intervenções dos repórteres espalhados pelos vários estados eram também elas "apimentadas", com os próprios a assumirem a "defesa" dos seus campeonatos em relação aos demais. Um programa que mostra um futebol tão genuíno, tão popular, tão apaixonante. Aqueles estádios cheios, aquela loucura.

Como eu gostava que houvesse um programa assim na televisão portuguesa... Fiquei fã.

4 Comments:

At segunda-feira, fevereiro 06, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Concordo inteiramente contigo. Aliás, também eu discutia com a minha mãe pois não me deitava sem ver o resumo do Beira-Mar e insitia em ficar acordado até tarde para o fazer. E é com comentarios como o teu que me apercebo de uma coisa:o futebol em Portugal só irá evoluir e ir para a frente quando o campeonato português deixar de ser os 3 "grandes" e os "outros" para passar a ser 18 equipas(ou 16 ou sejam quantas forem).

 
At segunda-feira, fevereiro 06, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Muito bom texto!!!
Aquele programa da TVI é deprimente...

tenho pena de não ter a SportTV em casa para ver os resumos e os golos de TODOS da Liga.

 
At terça-feira, fevereiro 07, 2006, Anonymous Anónimo disse...

Fazes bem em ver a Record.
Já te tinha falado “por alto” lá na minha “cave”, com o meu irmão, desse programa… (não sei é se te recordas da situação.) os repórteres entraram a correr no relvado, assim q existiu uma confusão no relvado, o camera men e outro rapaz a segurar o fio da maquina de filmar ..), cá seria… impensável! No intervalo e no final do encontro é normal acontecerem entrevistas nos jogos, etc... em todas as equipas! Também impensável em Portugal visto que só dão atenção ao slb, fcp, scp. Ainda fazem a actualização dos resultados em directo, sempre que existam golos nos outros jogos que decorrem ao mesmo tempo, mostram as imagens do golo assim que a edição o permite, bem como, a distância virtual da posição da barreira face ao local do livre, publicidades originais, convidam jogadores, arbitros, tudo sem tabús! E cá era.. pois... fazem muita coisa! E ainda há quem diga que eles são um pais do "sub-mundo". Tanta tecnologia aplicada ao futebol… até fico parvo :P
Aproveitando a “onda” de divulgação, o programa é diário, de segunda - sexta ás 14h.. e aos domingos é a 1h da manhã.
Abraço

 
At terça-feira, fevereiro 07, 2006, Blogger João disse...

É realmente um texto(um desabafo) pertinente. Quem aprendeu a gostar de bola, guardou consigo o Domingo Desportivo - ainda não me esqueci da Cecilia Carmo, dos relatos hilariantes do Nicolau de Melo, do Gabriel Alves - sempre ao domingo à noite, nos tempos em que o futebol se cingia ao fim de semana. Resumos impecáveis. Futebol de todos. Cheguei a ficar de castigo por fazer os tpc à frente da televisão na segunda à tarde, quando via os resumos dos jogos. Quem gosta de bola sente-se revoltado com o que a TVI faz ao futebol, e atrevo-me , com o lhe faz também o modelo económico-social em que escolhemos viver (escolhemos?!)...
abraço

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt