Código da Vivência

sexta-feira, 19 de maio de 2006

Intimidades...

Os antepassados do Homem e do chimpanzé tiveram relações sexuais durante milhares de anos até à separação definitiva das espécies, o que afinal aconteceu há muito menos tempo do que se pensava, revela hoje a revista científica Nature.
Segundo o trabalho, desenvolvido por uma equipa investigadores norte-americanos conduzida por David Reich, da Universidade de Harvard, as duas linhagens separaram-se há 6,3 milhões de anos no máximo, e provavelmente até há menos de 5,4 milhões de anos, o que não os impediu de proceder à troca de genes.
Tal é perceptível em particular ao nível dos cromossomas X (cromossomas sexuais femininos) que, nos chimpanzés e nos humanos, são mais parecidos do que os restantes cromossomas, precisam os cientistas.
O «divórcio» final e definitivo não terá, afinal, acontecido há muito mais do que quatro milhões de anos, o que significa que após terem começado a separar-se, humanos e chimpanzés ter-se-ão ainda cruzado durante mais de um milhão de anos.
Os resultados obtidos neste estudo, segundo os investigadores, põem em causa o estatuto dos hominídeos considerados como os mais antigos ancestrais do Homem, tais como o Saelanthropus Tchadensis (Toumai), que viveu há cerca de sete mi lhões de anos, o Orrorin Tugenensis, que viveu há seis milhões de anos, ou ainda o Ardipithecus Ramidus, que terá vivido há perto de 5,5 milhões de anos.
O enigma das origens do chimpanzé continua contudo praticamente toda por desvendar, já que contrariamente aos ancestrais do Homem, dos quais há numerosos fósseis, não foi encontrada até hoje qualquer ossada atribuível aos primeiros chimpanzés, à excepção de alguns velhos dentes. Além disso, a sequenciação completa do genoma do chimpnazé, publicada no a no passado, confirmou que as duas espécies são geneticamente idênticas em 99 por cento.
In Megafone 2

1 Comments:

At sábado, maio 20, 2006, Blogger Terra e Sal disse...

Oi Nuno:
Já viu?
O pessoal parece que está complexado das suas origens, ninguém comenta.

É o que eu digo sempre, toda a gente gosta de mostrar aquilo que afinal não é!

Já agora diga-me:
Mesmo os de "sangue azul" também são, não são?
Reis, Ministros, Presidentes da Republica etc?

Acredita que me dá gozo isso?`
É que se um dia me pegar com algum deles e lhes chamar chimpazé, não vou ser punido por lei, penso.

Eu às vezes olhava o meu vizinho e dizia:
Caramba, assim gordo e cabeludo,parece mesmo um orantango.
Eu cá tinha a minha razão...

Depois de ler o post. sinto-me mais tranquilo e feliz.

Pelos vistos, o meu vizinho é mais fidalguinho.
As suas raízes ancestrais são comparativamente, de muito maior elegância e fidalguia.

Comigo é diferente porque não nasci para estes lados...

Um abraço, que saber isto foi um alívio.

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt