Código da Vivência

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Audácia...


"Os medos enchem-nos a alma de teias de aranha, tiram-nos o alento e criam defesas intransponíveis no nosso olhar."

Rosetta Forner

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Indubitavelmente...

"A consciência é o maior agente da mudança."
Eckhart Tolle

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Processo evolutivo...

A vida é um caminho sem retorno. O que se faz ou se deixa de fazer, num determinado momento, não é susceptível de repetição. Cada momento é único. O difícil mesmo é valorizar essa unicidade no próprio momento. O viver e o sentir, lado a lado. A simultânea compreensão dos sentimentos.
O sinuoso caminho da vida como que desvanece. No seu lugar, emerge-se uma escada que impele os audazes a subir.
No horizonte, apenas se vislumbra o destino dos sentimentos. Um qualquer lugar, transitório como todos, onde a espiritualidade da vida humana conhece o seu sentido.
Esta escada não tem corrimão. Quem a subir, só pode agarrar-se a si próprio. À sua confiança e à humildade de saber que, a qualquer momento, pode cair. E nesse receio, nessa aparente insegurança, escondem-se os mais belos e genuínos sentimentos. Assumi-los e vivê-los é a fórmula da confiança que, paulatinamente, eleva o Ser, degrau a degrau, nessa infinita escada repleta de vivências. Cada degrau que se sobe, representa uma conquista do patamar que permite alcançar o seguinte. E o sentido da vida encontra-se, naturalmente, neste processo evolutivo.
A transcendência acontece... todos os dias.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Duas notas

A primeira para agradecer ao Jorge Ferreira a referência no Só Aveiro. Efectivamente, um regresso numa "onda filosófica", mas com vontade de aplicar o pragmatismo sempre que se justificar. :)
-
A segunda nota para dar conta que, nos últimos dias, a minha disponibilidade para deixar aqui algumas reflexões tem sido pequena... No entanto, estou a acumular algumas vivências muito estimulantes que, certamente, me irão inspirar para algumas partilhas por aqui nos próximos dias.

Estou no Blog.com.pt