Código da Vivência

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Elefante... colorido

O deputado do PCP António Regala propôs na última sessão da Assembleia Municipal de Aveiro a venda do novo estádio municipal Mário Duarte, por não ver interesse público em manter a sua actividade na esfera da autarquia.
Eu sou levado a concordar com o deputado comunista. No entanto, questiono quem e como estará interessado em rentabilizar aquela infra-estrutra? Tal como é reconhecido, o Estádio - bonito ou feio consoante os gostos - tal como existe é um "mono" cheio de equívocos. Existirá algum modelo de gestão viável (público ou privado) para aquela estrutura tal como a conhecemos hoje? Tenho as minhas dúvidas. Como Beiramarense, gostava de ver o Clube a assumir aquela guitarra, mas compreendo perfeitamente que não há unhas para tocá-la, ainda para mais, quando a sua musicalidade é nociva para o tocador, por melhor que ele possa ser.
Até que ponto será possível concessionar a requalificação e exploração daquele estádio a alguma entidade privada que o aceite rentabilizar? Já ouvi falar num comodato com o Beira-Mar (solução que não salvaguarda os interesses de nenhuma das partes) e agora fala-se em venda... Não me parece que nenhuma dessas duas propostas seja exequível.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Aveiro fica (quase) à margem...

... do tributo a José Afonso segundo o Diário de Aveiro noticia na sua edição de hoje. O jornal destaca apenas a iniciativa do Governo Civil que promove no seu site uma pequena homenagem ao «grande músico, intérprete e compositor, que se tornou numa das maiores referências da música popular portuguesa do século XX e nome maior entre os intérpretes da chamada canção de intervenção».
Através desta ligação, é possível aceder à senha gravada no dia 24/04/74 às 18 horas para ser transmitida no programa Limite da Rádio Renascença às 00h20 que contém a estrofe do poema "Grândola Vila Morena".

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

20 anos após a morte - Homenagem

No dia em que se assinala o desaparecimento do aveirense Zeca Afonso a 23 de Fevereiro de 1987, a RTP 1 emitirá um programa especial de homenagem a partir das 00:35.
Deixo-vos também a gravação da passagem da Tuna Universitária de Aveiro pelo Praça de Alegria. Vale a pena ver e ouvir AQUI.

A saúde vai doente...


terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Muitas vozes...

Numa altura em que por diversas razões, nada abonatórias diga-se, a Justiça anda na boca do povo, seria bom que os seus agentes tivéssem o bom-senso de enfiarem a sede de protagonismo no bolso e não contribuissem ainda mais para o descrédito das instâncias jurídicas junto da comunidade. Depois do que vi no Prós e Contras esta Segunda-Feira na RTP, avizinham-se tempos muito difíceis no seio da Magistratura. Neste contexto, seria pedir demais ao senhor juíz conselheiro Fisher Sá Nogueira para estar caladinho em vez de se pôr a mandar bitaites destes publicamente?

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Amesterdão portuguesa?

Aveiro, uma cidade tendencialmente conservadora em tantas matérias, acaba de ser inovadora a nível europeu fora das fronteiras holandesas - país onde a venda e consumo de drogas leves são tolerados pelas autoridades locais - ao permitir a abertura de uma «smart-shop» no Centro Comercial Oita. Algo me diz que esta história ainda vai gerar polémica, mas enquanto isso, vai fazer as delícias de alguns jovens e menos jovens...

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Fiel da balança

«Os eleitos no executivo pelo CDS ou pelo PSD não deveriam 'forçar muito a barra' e ter maiores cautelas no futuro. É que o fiel da balança (Élio Maia) é a garantia de sobrevivência da coligação e já teve boas experiências no passado de reeleições sem necessidade de apoio partidário explícito.»
Júlio Almeida no blog Já Agora

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Aviso

O nível da Ria está a subir e o investigador Carlos Borrego aconselha a subir em meio metro a eclusa da antiga Lota. A Câmara de Aveiro tem um plano de construção de uma nova ponte-eclusa, mas não contempla aquela característica.
Segundo o investigador, daqui a 50 anos, com o avanço da água do mar, «Coimbra poderá ser uma praia e toda esta região ficará submersa». Se não houver medidas de prevenção haverá consequências, disse, referindo-se a «variações brutais e significativas». O especialista recomenda o afastamento das construções em relação às margens e a elevação dos muros de protecção. in Diário de Aveiro

Estou no Blog.com.pt